Você está aqui: Página Inicial > Quixadá > Notícias > Quixadá lança o programa Geoparque Sertão Monumental
conteúdo

Notícias

Quixadá lança o programa Geoparque Sertão Monumental

O evento será nesta sexta-feira o canal de YouTube IF Quixadá Web TV, a partir das 18h30
última modificação: 22/04/2021 11h58

O campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) lança, nesta sexta-feira (23), o programa de extensão Geoparque Sertão Monumental. O evento será no canal de YouTube IF Quixadá Web TV, a partir das 18h30. 

A roda de conversa, comandada pelo professor Felipe Monteiro, vai debater geoturismo e aventura em geoparques com os convidados Kido Aranha, instrutor de esportes de aventura em Quixadá, e Eduardo Guimarães, do Geopark Araripe.

De acordo com o professor Felipe, um dos integrantes do programa, o lançamento vai apresentar a proposta do geoparque para a comunidade, para que essa possa trabalhar junto com a equipe técnica. 

“Não é só geoturismo, temos também possibilidades de atuação na geoeducação e na geoconversavação”, disse o professor. “A nossa proposta de geoparque é como um livro, que conta a história da terra, que conta dessa ligação do homem com a  natureza”, acrescentou.

Felipe destaca ainda que o geoparque tem potencial de envolver educadores, instrutores de esportes de aventura, pesquisadores e cientistas. “É uma atividade que pode, inclusive, gerar renda, sem ser um turismo de massa, que contemple o desenvolvimento sustentável e meio ambiente”, concluiu.

As inscrições podem ser feitas neste endereço eletrônico. No entanto, a inscrição é necessária apenas para os interessados em receber certificado. A roda de conversa é aberta ao público.

O projeto para a criação de um geoparque abrange os municípios do Sertão Central cearense, Quixadá e Quixeramobim. Vinte geossítios e sítios de geodiversidade foram selecionados na proposta e quantificados segundo a metodologia do Geossit do Serviço Geológico. O resultado é: dois geossítios de relevância internacional, onze sítios de relevância nacional e sete sítios de relevância local/regional.

O objetivo dos integrantes do projeto é desenvolver uma proposta de criação de um Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).