Notícias
Quixadá seleciona bolsistas para iniciação científica
Os professores do campus de Quixadá do IFCE tiveram 21 projetos de pesquisa selecionados nos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Assim, o campus vai ter sete bolsistas do PIBIC, 11 do PIBIC Jr e três do PIBITI.
As bolsas do PIBIC e do PIBITI, no valor de R$ 400, são para estudantes dos cursos superiores. Já as do PIBIC Jr são para alunos dos cursos técnicos, no valor de R$ 100. Todos os projetos têm duração de 12 meses.
PIBIC
Os professores João Luís Olímpio, Lucas da Silva e Rérisson Máximo abriram inscrições para candidatos à bolsa do PIBIC. Os três receberão as candidaturas até 2 de setembro.
O projeto Avaliação da eficiência de sementes de espécies da caatinga na purificação de águas de afluentes, do professor Lucas, é para alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que estejam cursando a partir do 3º semestre. As etapas de seleção são a avaliação do IRA e uma entrevista remota. Os candidatos devem mandar e-mail demonstrando interesse na bolsa, com cópia do Histórico Escolar, para lucasilva@ifce.edu.br.
Para estudantes matriculados nos cursos de Geografia (do 4º ao 7º semestre) ou de Engenharia Ambiental e Sanitária (do 4º ao 8º semestre), o professor João Luís Olímpio está selecionando bolsistas para a pesquisa Vulnerabilidade socioambiental da sede urbana de Quixadá (CE). Os interessados devem apresentar texto dissertativo sobre a temática do projeto e preencher este formulário.
Já o professor Rérisson Máximo está selecionando bolsistas para o projeto Efeitos territoriais de políticas educacionais: a recente expansão e interiorização do ensino federal em cidades não metropolitanas no Ceará. Podem concorrer alunos dos cursos de Licenciatura em Geografia ou de Engenharia Ambiental e Sanitária de qualquer semestre. A seleção será por Histórico Escolar, elaboração de carta de motivação e entrevista. Os candidatos devem enviar e-mail para rerisson.maximo@ifce.edu.br manifestando interesse em participar da seleção e anexar o histórico escolar. O professor enviará aos interessados as orientações das etapas seguintes.
PIBITI
Para as bolsas do PIBITI, serão duas seleções, ambas com inscrições abertas até 2 de setembro.
O professor João Luís Olímpio irá escolher um bolsista para o trabalho Desenvolvimento de plataforma digital para elaboração de recursos didático-pedagógicos aplicados ao ensino de geociências. Os candidatos devem ser alunos dos cursos de Geografia (do 4º ao 7º semestre) ou de Engenharia Ambiental e Sanitária (do 4º ao 8º semestre), apresentar texto dissertativo sobre a temática do projeto e preencher este formulário demonstrando interesse.
Para o projeto do professor Lucas da Silva, Implementação do Sistema Informatizado de Gestão Ambiental (LEAF), os candidatos devem ser estudantes dos cursos de Geografia ou de Engenharia Ambiental e Sanitária e ter noção de desenvolvimento de software. A seleção será por meio do IRA e de entrevista remota, e os candidatos devem mandar e-mail demonstrando interesse, com cópia do Histórico Escolar, para lucasilva@ifce.edu.br.
PIBIC Jr
Com inscrição até 2 de setembro, o professor Levi Teixeira vai selecionar um estudante do curso de Edificações para o projeto Mapeamento e análise dos tipos de solos para produção de habitações adobe em assentamentos rurais. O aluno tem que já ter cursado as disciplinas de Mecânica dos Solos I e II. Os candidatos devem mandar e-mail demonstrando interesse na bolsa, com cópia do Histórico Escolar, para levi.teixeira@ifce.edu.br.
Para a pesquisa do professor J. Júnior, Estudo Computacional do Perfil Antioxidante e Hepatotóxico de Compostos Análogos da Capsaicina, as inscrições são até 2 de setembro, e podem participar estudantes do técnico em Química – não podendo o interessado ter reprovação em Química (Geral) I e II. Interessados devem mandar e-mail, com cópia do Histórico Escolar, para jjunior.candido@ifce.edu.br.
Também, até 2 de setembro, recebem inscrições os professores João Luís Olímpio e Lucas da Silva. O projeto Proposta de Sistema de Gestão Ambiental para Instituto Federal do Ceará, campus Quixadá, do professor João Luís, vai ser desenvolvido com estudantes matriculados no 1º ou no 2º semestre do técnico em Meio Ambiente. Candidatos devem apresentar texto dissertativo sobre a temática do projeto e preencher este formulário.
Já o do professor Lucas, Avaliação do potencial de algumas espécies da caatinga para uso como coagulantes naturais no tratamento de águas residuárias, é para alunos dos técnicos em Meio Ambiente e em Química, com seleção por IRA e entrevista remota. Os interessados devem mandar e-mail, com cópia do Histórico Escolar, para lucasilva@ifce.edu.br.