Você está aqui: Página Inicial > Maranguape > noticias maranguape > Professor publica artigo em revista internacional
conteúdo

Notícias

Professor publica artigo em revista internacional

ARTIGO CIENTÍFICO

O trabalho conta também com 2 integrantes da Universidade de Lisboa
última modificação: 23/12/2020 19h24

O professor Tiago Estevam Gonçalves, do Campus Maranguape, publicou artigo inédito em revista internacional de Geografia, Planejamento e Desenvolvimento. Tal pesquisa é fruto de uma parceria com o professor Herculano Cachinho e o pesquisador Pedro Guimarães, ambos integrantes do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. O artigo é resultado de um trabalho colaborativo que vem sendo realizado entre os professores e pesquisadores luso-brasileiros no intuito de trazer uma abordagem inovadora quanto aos estudos de desenvolvimento urbano sobre diferentes contextos geográficos.

O artigo foi publicado no periódico Human Geographies – Journal of Studies and Research in Human Geography e tem como títuloThe role of shopping centres in the metropolization process in Fortaleza (Brazil) and Lisbon (Portugal)”. O objetivo desse estudo foi entender como a disseminação dos shopping centers pelas metrópoles de Lisboa e Fortaleza influenciou a metropolização de ambas as áreas e desvendar as semelhanças e diferenças de tais processos. Concluiu-se que a internacionalização do capital através dos investimentos nos shopping centers tem produzido impactos de base urbana, visíveis tanto na produção de novas centralidades como na consolidação das existentes, o que no seu conjunto reforça e potencializa a metropolização das áreas estudadas.

Para o professor Tiago Estevam, foi um momento de muita aprendizagem: “Fiquei extremamente grato por todo o trabalho desenvolvido em parceria com esses dois grandes geógrafos. Nossa maior dificuldade foi a ousadia em termos de análise urbana, pois analisamos duas metrópoles que apresentam diferentes papéis numa escala nacional e internacional”.