Notícias
Professor do Campus apresenta Tese na França
PESQUISA CIENTÍFICA
O professor Joselito Brilhante apresentou sua Tese de Doutorado “Desenvolvimento territorial: a economia criativa em regiões com indicação geográfica para o vinho” na Conferência Mundial sobre Indicações Geográficas que ocorreu no período de 5 a 8 de julho em Montpellier,na França.
Esta conferência foi organizada conjuntamente pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura-FAO e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento-CIRAD
para apresentar as últimas pesquisas e experiências práticas sobre indicações geográficas-IG em todas as regiões do mundo: Europa, Ásia/Oceania, África, América do Sul e do Norte.
A conferência reuniu uma ampla variedade de atores na área de IG, incluindo pesquisadores, autoridades públicas, elaboradores de políticas de propriedade intelectual, produtores e suas organizações coletivas, bem como organizações internacionais. Natureza e definição legal, gestão pública e privada,efeitos no mercado, desenvolvimento sustentável, incluindo dimensões sociais e proteção da biodiversidade e do meio ambiente, relação com outros direitos de propriedade intelectual, bem-estar do consumidor, políticas de concorrência, inovação técnica, organização e colaboração coletiva, participação e empoderamento dos atores locais foram alguns dos temas discutidos. Como objetivo a conferência buscou identificar perspectivas de desenvolvimento a nível nacional, regional e internacional tendo novas ideias como fonte de inspiração criativa.
O grupo de brasileiros que participou foi composto por membros das seguintes instituições: IFCE, USP, UFRGS, Embrapa, INPI e Ministério da Agricultura (MAPA).