Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Urna eletrônica é desenvolvida em Maracanaú
conteúdo

Notícias

Urna eletrônica é desenvolvida em Maracanaú

O equipamento foi feito com uso de software livre e reciclagem de componentes eletrônicos
publicado: 21/10/2016 10h24, última modificação: 21/10/2016 10h55
Urna eletrônica desenvolvida no IFCE de Maracanaú (Foto: Guilherme Braga)

Urna eletrônica desenvolvida no IFCE de Maracanaú (Foto: Guilherme Braga)

Uma versão de urna eletrônica que mistura software livre e reciclagem de materiais eletrônicos foi desenvolvida no campus de Maracanaú do IFCE. O objetivo do projeto é motivar as pessoas a serem produtores de tecnologia, como explica o professor Sandro Jucá, do eixo da computação, do campus de Maracanaú do Instituto Federal do Ceará.

"Você pode criar o que precisar usando o que têm, motivando assim os alunos, para que não sejam apenas consumidores de tecnologia, mas produtores. Além disso, esse projeto pretende divulgar algumas das tecnologias desenvolvidas no IFCE- Campus Maracanaú, visando a atrair novos estudantes para a área de ciência e tecnologia", comenta Sandro.

O processo de fabricação da urna utiliza tecnologia de software livre,  em um sistema embarcado, com componentes eletrônicos provenientes da metarreciclagem. Ou seja, o processo promove o aproveitamento de componentes eletrônicos que iriam ser descartados. A  linguagem de programação  foi feita com base nos conteúdos que os alunos estudam durante o curso técnico em informática e no superior de bacharelado de Ciência da Computação.

O  processo da urna eletrônica desenvolvida no IFCE de Maracanaú funciona da seguinte forma: a  urna eletrônica registra o voto do eleitor em um banco de dados local. Em seguida, a aplicação web pega estes dados e os salva em um banco de dados online.  Os resultados são exibidos em tempo real na internet.

Além do professor Sandro Jucá, o projeto foi desenvolvido pelos alunos bolsistas Manuel Arthur e Hericson Araújo, ambos do curso de  bacharelado de Ciência da Computação.