Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Veículo elétrico é desenvolvido em Maracanaú
conteúdo

Notícias

Veículo elétrico é desenvolvido em Maracanaú

INOVAÇÃO

Protótipo é movido a energia solar e não precisa de ponto de recarga; também é uma alternativa para a mobilidade urbana no transporte individual e de cargas pequenas
última modificação: 25/08/2022 10h00

A escassez de recursos naturais, a busca por alternativas sustentáveis e a mobilidade urbana são questões atuais que o conhecimento científico pode contribuir com soluções criativas. No IFCE de Maracanaú, o professor Luiz Daniel Santos Bezerra, coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, com ajuda de 4 estudantes (três do curso de Engenharia de Controle e Automação Medson Gomes Silva, José Arthur Veríssimo da Silva, João Moraes de Lima e Elayne Moura, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária) desenvolveu um protótipo de veículo elétrico, um triciclo, alimentado exclusivamente por energia solar.

Uma placa de energia fotovoltaica no teto do veículo capta a energia solar e armazena uma carga de 960 Wh que move o triciclo, com autonomia de 90km na bateria e complementada com mais 90 km na recarga fotovoltaica, totalizando 180 km de autonomia. O triciclo solar, como o projeto foi batizado, chega a desenvolver uma velocidade média de até 40 Km/h. 

O idealizador do projeto, professor Luiz Daniel dos Santos Bezerra, doutor em Engenharia Elétrica, destaca que a grande vantagem do veículo é não precisar de ponto de recarga “Basta a luz do sol para carregar a bateria”. Além disso, o veículo pode contribuir com a mobilidade urbana no transporte individual e de pequenas cargas. 

Até o momento, a produção do veículo já envolveu um custo de cerca de 15 mil reais, financiado pelo próprio docente. O processo de produção envolveu conhecimentos de engenharia de controle e automação, engenharia ambiental, de materiais entre outras técnicas. 

O estudante João Lucas Moraes auxiliou na parte de design criando algumas partes do veículo em impressão 3D. O discente destaca a importância da experiência: “A gente tem a visão prática do que aprende em sala de aula”. Já o estudante Medson Gomes Silva contribuiu com a parte de soldagem.  A aluna Elayne Moura Pinheiro, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, também está envolvida na construção do projeto, ela lembra o caráter interdisciplinar da iniciativa e cita os conhecimentos de engenharia ambiental, em especial de energias renováveis.

Confira em vídeo >>>> https://youtu.be/LOKc26lVtCk

#Nota com Foto: Descrição da Imagem: Um triciclo, com uma placa solar fotovoltaica no teto está no centro da foto, no seu interior está uma jovem. Nos lados direito e esquerdo, dois homens, totalizando 5 pessoas na imagem que fazem da equipe

Comunicação Social/ Maracanaú