Notícias
Sucesso marca jogos para pessoas com deficiência
Sucesso é a palavra que resume os primeiros Jogos para Pessoas com Deficiência da Região Metropolitana de Fortaleza. A abertura teve a presença do reitor do IFCE, Virgílio Araripe, e do diretor-geral da unidade, Júlio César da Costa Silva. Ambos destacaram a importância da atitude pioneira da competição no IFCE e na Região Metropolitana de Fortaleza.
Cleide Barroso, coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do IFCE de Maracanaú, destacou a colaboração de toda a equipe e dos apoiadores do evento. Os jogos, realizados no período de 16 a 18 de março, fazem parte da programação de 10 anos do campus de Maracanaú do IFCE.
Oara Uchôa, do basquete para cadeirantes, destaca que essas competições são importantes para movimentar o esporte no estado. Oara lembra que o esporte para deficientes precisa de mais apoio e investimento financeiro. Só a cadeira usada no basquete pode custar até 5 mil reais.
Um dos destaques dos jogos foi a participação dos alunos do curso de Educação Física do campus de Juazeiro do Norte do IFCE. Os estudantes foram convidados para ajudar na arbitragem e em outras funções durante os jogos. A professora Ialuska Guerra, do IFCE de Juazeiro do Norte, lembrou da importância pedagógica destes momentos. Já Ricardo Tavares, aluno do 7° semestre de Educação Física, ressaltou a importância da vivência, tanto de aprendizado profissional como pessoal.
Por Saulo Rêgo