Notícias
OCEF Ceará realizada em Maracanaú tem balanço positivo
CONHECIMENTO
O campus de Maracanaú do IFCE recebeu a etapa final da segunda edição da Olimpíada Científica de Educação Física do Ceará (OCEF). Esta etapa consistiu em uma prova argumentativa-dissertativa no período da tarde de 30 de agosto. A noite ocorreu a cerimônia de premiação dos vencedores. A edição de 2024 da competição, somando as etapas virtual e presencial, registrou números expressivos de participação com quase quatro mil estudantes (entre alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio) e 200 professores de educação física, inscritos como orientadores.
A OCEF é uma olimpíada do conhecimento pioneira no Brasil na área da Educação Física. A ação envolveu 116 escolas das redes pública e privada, de 120 municípios do estado do Ceará. Adriano Barros Carneiro, professor de Educação Física do campus de Maracanaú e presidente da comissão organizadora da OCEF, destacou o papel dos coordenadores das escolas como um dos principais motivos da expansão para os municípios.
Para a fase final foram classificadas 56 equipes - 30 equipes foram agraciadas com medalhas nas classificações ouro, prata e bronze, sendo 10 em cada uma delas. Na cerimônia de premiação, o auditório do campus de Maracanaú ficou lotado. O momento teve a presença das pró-reitoras do IFCE Joélia Marques (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) e Cristiane Braga (Ensino). Também da diretora-geral do IFCE de Maracanaú, Rossana Barros entre outros gestores e organizadores da olimpíada.
Ainda na cerimônia de premiação foi entregue o prêmio “Personalidades da Educação Física Cearense” para duas professoras de Educação Física do IFCE: Maira Elisa Grassi de Sá e Francisca Arivalnir Braga Mendonça, ambas aposentadas. A entrega foi feita pelo também professor Francelino Alves.
Comunicação Social/ Maracanaú