Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Projeto “Água na Caatinga” promove popularização da ciência
conteúdo

Notícias

Projeto “Água na Caatinga” promove popularização da ciência

INOVAÇÃO E PESQUISA

A ideia é divulgar em vídeos e postagens nas redes sociais os conhecimentos produzidos em pesquisas científicas
última modificação: 09/07/2020 13h11
Reprodução da marca do projeto Água na Caatinga.

Reprodução da marca do projeto Água na Caatinga.

Popularizar a ciência é a proposta do projeto “Água na Caatinga”, idealizado pelo professor Pedro Medeiros do eixo de Meio Ambiente do campus de Maracanaú do IFCE, e que conta com a participação de docentes de outras instituições. O grupo trabalha com a divulgação de pesquisas científicas sobre hidrologia no semiárido, descrevendo o fluxo de água na natureza e sua relação com o ambiente natural e a sociedade.

“Propomos soluções para problemas do semiárido, e muitas vezes tem gente de outras partes do mundo lendo nossos trabalhos, mas pessoas aqui da região não têm acesso. Nossos artigos em revistas científicas têm uma linguagem muito técnica e são escritos em inglês. A ideia é tornar essa informação mais acessível para as pessoas”, explica o professor Pedro Medeiros.

Para isso foi criado um canal no Youtube e perfis em redes sociais (Instagram e Facebook) para divulgar as pesquisas de uma forma mais popular. O projeto “Água na Caatinga” é uma iniciativa dos professores Pedro Medeiros, do IFCE; José Carlos de Araújo, Carlos Alexandre Costa,  Eunice Andrade (aposentada) e Iran Lima Neto, todos  da UFC  e George Mamede, da UNILAB, além de estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA / UFC) e Energias Renováveis (PPGER / IFCE).

Os estudos do grupo têm foco nos processos hidrológicos no bioma Caatinga, contemplando os fluxos de água entre a atmosfera, o solo e a vegetação, uso da água e do solo pela sociedade e técnicas na agricultura.