Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Maracanaú realiza força-tarefa para produção de itens contra o Coronavírus
conteúdo

Notícias

Maracanaú realiza força-tarefa para produção de itens contra o Coronavírus

COVID-19

Campus montou logística de segurança para professores e alunos voluntários da ação
última modificação: 29/04/2020 13h46
Estudantes na produção de itens de higiene para o combate da Covid-19. (Foto: Saulo Rêgo)

Estudantes na produção de itens de higiene para o combate da Covid-19. (Foto: Saulo Rêgo)

Estudantes bolsistas e professores dos eixos da Química/Meio Ambiente e Indústria realizam uma força-tarefa no campus  de Maracanaú para a produção de itens de enfrentamento a Covid -19, como produtos de higiene e equipamentos de produção individual (EPIs)

Os itens de higiene e limpeza (100 litros de álcool 70% glicerinado; 200 litros de água sanitária e sabão líquido) estão sendo produzidos por docentes e bolsistas dos cursos de bacharelado Engenharia Ambiental e Sanitária e licenciatura em Química. O professor João Carlos da Costa Assunção, coordenador do curso de licenciatura em Química e um dos professores orientadores da ação, destaca que os alunos estão aplicando o que aprenderam em sala de aula. Além do professor João Carlos, os docentes Bruno Salgado, Caroline Sampaio; Cynara Aguiar e Emília Alves participam da iniciativa.

Os itens produzidos serão distribuídos inicialmente para comunidades carentes próximas ao campus, a começar pela comunidade Antônio Justa. A produção teve o apoio de empresas e coletivos sociais. A Metalplast fez a doação de 400 embalagens para álcool e água-sanitária e a  Coca-Cola realizou doação de embalagens para sabão líquido e água sanitária. O Coletivo Antônio Justa também colaborou com a doação de insumos para a produção de álcool 70% glicerinado e sabão líquido.

Protetores faciais

O campus de Maracanaú, com recursos próprios, em uma iniciativa liderada pelo professor Venício Soares, do eixo da indústria, está produzindo 200 protetores faciais, que atendem as especificações do Inmetro, para serem doados para as unidades de Saúde de Maracanaú. Participam também do esforço de produção os professores Adriano Holanda; Antônio Barbosa de Souza Lima e José Ciro dos Santos, com os bolsistas Francisco Robinson da Silva Leite e Bruno de Lima.

A iniciativa tanto de produção dos insumos quanto dos protetores faciais é apoiada pela Direção-Geral, que por meio do departamento de Administração e Planejamento se encarregou de toda logística de segurança das operações. O professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral da unidade, destaca a abrangência das ações. “Beneficiaremos 70 famílias da comunidade Antônio justa e dois hospitais em Maracanaú; o Municipal e o da Mulher, além da Upa do bairro Pajuçara”.