Notícias
Maracanaú inicia projeto de extensão com estudantes do 9° ano
EXTENSÃO
Cerca de 49 estudantes, de 4 escolas públicas localizadas no município de Maracanaú, começaram a entrar em contato com o universo da inovação e da cultura maker. Trata-se do início das aulas do programa “Oficinas 4.0”, do Ministério da Educação, que o campus de Maracanaú aprovou projeto.
Ao total, são 3 cursos programados até o fim do ano: Aplicativos para Dispositivos Móveis; Modelagem 3D e Robótica com Arduino. O público-alvo são os estudantes do 9° ano do ensino fundamental.
O professor Fábio Timbó, do Eixo da Indústria, que é responsável pela área de pesquisa e extensão do campus, também é professor orientador do projeto. Ele destaca que além do contato desses alunos com áreas que envolvem a cultura maker, esses estudantes passam a ter uma relação direta com o campus, o que pode animá-los para em um futuro bem próximo estar no IFCE de Maracanaú, no ensino integrado.
Esse também é o pensamento da professora Maria Luzivany Euzébio Freire, coordenadora de Ensino, Mobilidade, Ações e Educação Tecnológica da secretaria de Educação de Maracanaú: “O que a gente quer é acender essa fagulha de interesse desses estudantes já para o próximo ano nos cursos técnicos integrados ao ensino médio aqui no IFCE”, destaca a gestora.
Três das 4 escolas com estudantes participantes do projeto pertencem a Rede de Ensino Infantil e Ensino Fundamental do município de Maracanaú (Carlos Jeireissati; Construindo o Saber e José Martins Rodrigues). A outra escola com estudantes no projeto é do Instituto Centec, todas localizadas nas proximidades do campus.
Comunicação Social/ Maracanaú
* Nota com imagem: Descrição da Imagem: A imagem mostra em primeiro plano uma bancada, um monitor, na tela um triângulo nas cores vermelha e verde. O computador é manipulado por dois alunos. A frente, três alunos estão em outro computador.