Notícias
Maracanaú e Fortaleza têm três projetos selecionados pelo programa Centelha
Inovação
Dois campi do Instituto do Instituto Federal do Ceará (Maracanaú e Fortaleza) tiveram três projetos de estudantes entre os 50 finalistas da terceira fase do programa Centelha, de acordo com o resultado preliminar. Os projetos AutoLar, de Maracanaú e Azimuth Solar, de Fortaleza, foram classificados entre as 28 propostas que receberão investimento, a título de subvenção econômica, de R$80,000 (oitenta mil reais) do programa Centelha. Já a equipe do campus de Fortaleza que concorreu com o aplicativo WiseGo receberá mentorias e treinamentos.
O estudante Bruno de Lima, do curso técnico em Automação Industrial, que é o líder do projeto AutoLar destaca a importância do aporte financeiro conquistado. “O fomento da Funcap, do Programa Centelha, será muito importante para o desenvolvimento e ampliação do projeto AutoLar, pois vai viabilizar a execução dos nossos serviços em grande escala, tendo como objetivo a automatização de atividades com foco principal na automação assistiva. Além disso, possibilitará investir em novas frentes de pesquisa e nas tecnologias disruptivas para o enfrentamento das barreiras da acessibilidade.”, lembra o estudante.
O professor Fábio Timbó, do eixo da indústria, que orientou os estudantes de Maracanaú, destaca os desafios enfrentados para a montagem do projeto. “No início tirar as ideias do papel não foi uma tarefa fácil, e identificar qual a dor do usuário, ver a tração da ideia e testar as hipóteses exigiu mais transpiração que inspiração, ipso facto que as tecnologias disruptivas mudam constantemente em um ritmo alucinante”.
A chefe do departamento de Extensão Acadêmica Rejane Saraiva Santiago destaca o trabalho desenvolvido nos campi, como eventos e programas de incubação como pontos fortes que contribuíram para esse resultado “Os projetos contemplados nesta fase do programa Centelha são resultados das ações de empreendedorismo nos campi. Os eventos e os programas de incubação de empresas têm incentivado a criatividade e o espírito empreendedor dos nossos alunos. O programa Centelha servirá como uma vitrine para estes projetos, pois proporcionará parcerias e visibilidade dos negócios no mercado”, enfatiza.
Programa Centelha
O programa Centelha tem como objetivo estimular o surgimento de empreendimentos inovadores e promover a cultura empreendedora. Só no Ceará foram submetidos 856 projetos. A ação é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI.
Por: Saulo Rêgo (Maracanaú), com colaboração de Manuella Nobre (Fortaleza)