Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Acompanhe boletim com as providências sobre o coronavírus em Maracanaú
conteúdo

Notícias

Acompanhe boletim com as providências sobre o coronavírus em Maracanaú

Boletim Informativo Maracanaú

Com a coordenação da Direção-Geral foi formado um grupo para deliberar ações. As notícias serão divulgadas neste espaço de acordo com as decisões
última modificação: 24/03/2020 22h24

Boletim 24/03/20- Postado às 20h30

 [RECEPÇÃO REMOTA] A recepção do campus está funcionando de forma remota por meio do e-mail recepcao.maracanau@ifce.edu.br.  Os alunos que desejarem realizar alguma solicitação, devem fazer pelo e-mail citado dizendo o assunto, com formulário preenchido e os documentos exigidos, que devem ser enviados eletronicamente para a conclusão da solicitação. Passada esta etapa, a recepcionista abrirá o processo no sistema SEI e responderá o e-mail com o número do processo, para que o solicitante acompanhe a tramitação do mesmo. Essa metodologia será válida apenas para procedimentos que não exigirem, em algum momento do trâmite processual, a presença de servidores ou alunos no campus.

[ESTÁGIO] Neste período de quarentena, os estudantes que precisam tratar de algum assunto sobre estágio devem enviar e-mail para a coordenação de Controle Acadêmico no endereço: cca.maracanau@ifce.edu.br

[CERIMÔNIAS ADIADAS] A direção-geral do campus de Maracanaú do IFCE informa que as solenidades de formatura para os concludentes do ensino técnico e a colação de grau do ensino superior, que aconteceriam no dia 02 de abril, tiveram que ser canceladas devido ao atual contexto da pandemia do coronavírus.

[TRABALHO REMOTO TÉCNICOS] Por segurança jurídica, técnicos administrativos devem realizar pedido de trabalho remoto pelo período de 23/03 a 03/04. Os pedidos devem ser feitos via sistema SEI. A coordenação de Gestão de Pessoas do campus já enviou e-mail para os técnicos com todas as instruções necessárias para a realização do pedido.

[TRABALHO REMOTO ENSINO] Com o calendário letivo suspenso até 3 de abril, a diretoria de ensino sugere aos coordenadores de cursos atividades que podem ser feitas de casa, como: Preenchimento do Plano de Permanência e Êxito (PPE); Atualização dos PPCs com relação às diretrizes: educação ambiental, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais e ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; A elaboração de projetos de cursos técnicos, subsequentes e atualização de PUDs das disciplinas.

[SELEÇÃO PARA MONITORES] Mais uma informação para os nossos alunos não descuidarem dos estudos. A direção de ensino planeja lançar edital para monitoria logo após o retorno das atividades letivas.  

[DICAS PARA ESTUDAR EM CASA] É momento de se cuidar, mas também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de estudos em casa. A Coordenação Técnico Pedagógica elaborou uma série de dicas para ajudar os alunos a manter o ritmo de estudos nesse período. A cada boletim, vamos destacar duas dicas. Confira!

1.      Siga uma rotina: A dica é seguir uma rotina similar à que teria se fosse para o IFCE Campus Maracanaú: acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo os conteúdos que seriam trabalhados em sala de aula. 

     2.      Faça pequenas pausas e se alimente bem: Pequenas pausas devem ocorrer com uma frequência semelhante à que teria no IFCE. Alguns estudiosos recomendam pausas pequenas a cada 50 minutos de estudo. E não esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente.

[DESINFECÇÃO] Durante os dias 16,17,18 e 20/03 foram realizadas ações de desinfecção do campus, como a higienização de todos os blocos, as limpezas dos filtros dos bebedouros e as manutenções preventivas dos aparelhos de ar-condicionado.

[CORONAVÍRUS EM MARACANAÚ] Se além de tosse e febre, apresentar falta de ar, aqueles que residem em Maracanaú ou proximidades devem procurar a UPA 24h da Pajuçara. Até o momento, nenhum caso foi registrado no município. Confira as formas de prevenção e todas as orientações sobre como proceder, nos canais de comunicação da prefeitura de Maracanaú.

[CAMPUS FECHADO] Todas as dependências do campus continuam fechadas até novas orientações: blocos didáticos; laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, etc. Exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone via telefones e WhatsApps (85) 98850-8899 ou (85) 98528-2172.

[RECADO DA DIREÇÃO-GERAL]

A aprovação, na última sexta feira (20/03), do Estado de Calamidade Pública pelo Senado Federal, em razão da pandemia de coronavírus, tem uma importante consequência prática, porquanto autoriza a União a aumentar os gastos públicos e a não cumprir a meta fiscal prevista para este ano, que é de déficit de R$ 124 bilhões. Almeja-se, portanto, que esta medida possa evitar grandes repactuações e cortes no orçamento público, que foi aprovado neste ano, devido a perspectiva de queda de arrecadação com a diminuição da atividade econômica. Desta maneira, as gestões públicas das instituições federais de ensino poderão cumprir suas metas sem muitos sobressaltos.

[CLIPPING]

  • O Diário do Nordeste fez reportagem sobre exercícios que podem ser feitos em casas e canais na internet que mostram como fazer. Confira no link
  • O POVO destaca a escassez de equipamento de equipamentos de proteção indivudual (EPI) durante a essa crise do coronavírus. Confira no link
  • Prefeitura de Maracanaú intensifica medidas de combate ao coronavírus. Confira no link

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO]  O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

Boletim 20/03/20 - Postado às  22h30 

 

[SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO LETIVO] O Conselho Superior do IFCE, em decisão ad referendum, resolveu suspender os calendários letivos de todos os campi do IFCE no período de 23 de março a três de abril. A gestão do campus destaca a sensatez da medida. “A prorrogação do calendário letivo traz serenidade e segurança a DIREN e ao corpo docente”, enfatiza o professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral do campus de Maracanaú do IFCE.

[LIBERAÇÃO DOS TERCEIRIZADOS] Com exceção do corpo de segurança, os colaboradores terceirizados do campus de Maracanaú foram todos liberados, em virtude das medidas de interrupção, por 10 dias, do serviço de transporte intermunicipal e metropolitano, determinada pelo governo do Estado do Ceará. A empresa Via Metro, que detém o maior número de linhas em Maracanaú, já emitiu comunicado avisando da suspensão do serviço. Em tempo: antes deste fato, a direção-geral, com a aprovação da comissão local, já havia reduzido a jornada dos terceirizados, com exceção da segurança, e dispensado os trabalhadores com 60 anos ou mais, ou que fazem parte do grupo de risco, sem prejuízo para os mesmos.

[TRABALHO REMOTO ADMINISTRATIVO] A reitoria do IFCE confirmou na Portaria nº 737/PROGEP/IFCE, de 20 março, que até o dia 03 de abril, o atendimento administrativo do IFCE será prestado no sistema home office. Em tempo: no campus de Maracanaú, assim que foi decidida a interrupção das aulas, a direção-geral, com a aprovação da comissão de acompanhamento local, decidiu pelo trabalho home office dos servidores técnicos-administrativos. 

[RECADO DA DIREÇÃO-GERAL] As informações que acompanhamos mediante o Ministério da Saúde é que a curva viral de contaminação do CORONA  é de 3 a 4 semanas , podendo entrar pelo mês de maio, em que, se todas  as medidas profiláticas forem  tomadas , entre as quais a barreira natural do isolamento social, a curva de contaminação deverá decrescer , restando saber qual o ponto (período) desta curva , onde não existirá mais contaminação comunitária, e por conseguinte a saúde pública estará  preservada? Então, as informações de controle e acompanhamento devem ser  diárias e a cada momento necessitamos de informações e de explicações das autoridades governamentais , nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal. Assinado: professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral IFCE campus de Maracanaú

[CAMPUS FECHADO] Todas as dependências do campus continuam fechadas até novas orientações: blocos didáticos; laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, etc. Exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone (85) 3878.6301.

[CLIPPING]

  • O Diário do Nordeste fez reportagem sobre dicas para preservar a saúde mental nesse período de quarentena. Confira no link
  • O POVO destaca a entrada em funcionamento do Hospital Leonardo da Vinci para atender casos de Coronavírus. Confira no link:
  • Ministério da Saúde começa na segunda-feira (23/03) vacinação contra a Gripe. Confira no link

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 [SERVIÇO]  O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

 ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

Boletim 19/03/2020 - Postado às 9h36

[SUSPENSÃO DAS AULAS] De acordo com a orientação da Direção-Geral e aprovação do grupo formado para deliberar sobre as ações do campus nesta crise do coronavírus, o campus de Maracanaú acompanha o IFCE e as aulas estão
suspensas até 03 de abril.

 [ COMISSÃO DE MARACANAÚ] O campus, por meio de sua comissão, vai acompanhar o plano emergência do Estado do Ceará também. Apesar da suspensão das aulas, programada para durar até o dia 03 de abril, segundo orientação do IFCE, a Comissão de Acompanhamento de Maracanaú não descarta, a depender da situação, a possibilidade de ampliar essa suspensão das aulas no campus.

[20 DE MARÇO] Nesta sexta-feira, pós-feriado de São José, é feriado no campus devido a realocação do dia do município de Maracanaú, que foi remanejado de 06/03 para 20/03.

 [TRABALHO REMOTO] Técnicos administrativos continuam em trabalho home office.

[TERCEIRIZADOS] Apenas serviços indispensáveis: segurança, recepção e limpeza (com redução de jornada, com exceção da segurança). Trabalhadores com 60 anos ou mais, ou que fazem parte do grupo de risco foram dispensados sem prejuízo para os mesmos. A recepção funcionará em regime de revezamento, de 7h às 16h.

 [CAMPUS FECHADO] Todas as dependências do campus continuam fechadas até novas orientações: blocos didáticos; laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, etc. Exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone (85) 3878.6301.

[RECOMENDAÇÃO] A Direção-Geral pede aos estudantes que fiquem emcasa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
[PLANOS DE ESTUDO] Durante a suspensão das aulas, a Pró - reitoria de Ensino orienta que os estudantes consultem no sistema acadêmico, na ferramenta “Material de aula”, planos de estudo das disciplinas, que estão sendo
disponibilizados pelos professores. Importante: A comissão de acompanhamento de Maracanaú enfatiza a
preocupação com a situação dos alunos que não têm acesso a computador e a internet, uma vez que esses ficariam prejudicados com o modelo proposto pela PROEN/ IFCE.

 [AUXÍLIOS ESTUDANTIS] O processo de seleção em andamento está com o cronograma suspenso. Quando as atividades retornarem, um novo cronograma será divulgado no Sisae, e nos canais de comunicação do campus.

[BIBLIOTECA] Os estudantes que precisam devolver livros não serão penalizados, a devolução deve ser feita após o retorno das aulas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito da Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h)
Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

[ATENÇÃO]
Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

 

Boletim 1 - 17/03/2020 - Postado às 11h40

  • Blocos didáticos e todos os ambientes serão fechados com acesso restrito para o público por tempo indeterminado, exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone (85) 3878.6301. A Direção-geral pede aos estudantes que fiquem em casa.
  • As atividades letivas estão suspensas até novas orientações.
  • Professores devem seguir as orientações da Pró-reitoria de Ensino do IFCE.
  • Não haverá expediente administrativo presencial, apenas serviços indispensáveis: segurança, recepção e limpeza (com redução de jornada, com exceções da segurança).
  • Técnicos administrativos vão trabalhar em regime home office (financeiro, contratos e comunicação).
  •   Campus passará por processo de desinfecção (ambientes de ensino e administrativos).
  • Quando as atividades retornarem, se algum integrante da comunidade acadêmica apresentar qualquer sintoma ou situação de risco, orientamos a não retornar e informar ao setor de saúde, via telefone (85) 3878.6301.

------------------------------------------

  • Auxílios: O resultado do auxílio estudantil que deveria ser publicado no dia 18/03 será adiado, com nova data a ser informada.

----------------------------------------

Cancelamentos:

  • A colação de Grau que aconteceria no dia 02/04 foi cancelada. A nova data será divulgada assim que possível.
  • A campanha de vacinação que aconteceria em 24/03 foi cancelada. Uma nova programação será feita.

--------------------------------------

Fique atento

  • Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.