Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Acompanhe boletim com as providências sobre o coronavírus em Maracanaú
conteúdo

Notícias

Acompanhe boletim com as providências sobre o coronavírus em Maracanaú

Boletim Informativo Maracanaú

Com a coordenação da Direção-Geral foi formado um grupo para deliberar ações. As notícias serão divulgadas neste espaço de acordo com as decisões
última modificação: 22/05/2020 11h22

Boletim em 22/05/2020 às 11h25

Redação: Saulo Rêgo - Jornalista

[PROGRAMA CENTELHA] Projeto liderado pelo estudante Bruno de Lima, do curso técnico em Automação Industrial, foi classificado para a terceira fase do programa Centelha. O projeto do estudante do campus é intitulado de “Autolar: automação eficaz e assistiva à luz dos desafios do século XXI. O programa Centelha, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem como objetivo estimular o surgimento de empreendimentos inovadores e promover a cultura empreendedora.

[REUNIÕES] Neste período de suspensão do calendário letivo, a gestão do campus está mantendo uma série de reuniões para definir estratégias neste período. Entre as reuniões pode-se destacar o “Plantão tira-dúvidas”, voltado para professores e técnicos-administrativos do campus, às quartas-feiras; e às terças-feiras, a reunião com as representações estudantis dos Centros Acadêmicos e do Grêmio.

[CARTILHA/COVID19] Servidores dos setores de enfermagem de diversos campi do IFCE produziram um material informativo para ajudar à comunidade acadêmica a entender os procedimentos de prevenção e as situações que envolvem o coronavírus. A cartilha está disponível no site do IFCE.

Copie e cole o link no seu navegador: https://ifce.edu.br/noticias/noticias-de-destaque/equipes-de-enfermagem-do-ifce-elaboram-cartilha-sobre-a-covid-19/cartilha-covid19-versao-final.pdf

[DOAÇÃO] O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), do campus de Maracanaú, realizou a doação de 220 máscaras; e também fez arrecadação de R$1700 que foram revertidos em alimentos  para a comunidade indígena Pitaguary, no município de Maracanaú.  

 [CICLO DE PALESTRAS]  O curso de licenciatura em Matemática do campus de Maracanaú começou, neste mês de maio, um ciclo de palestras virtuais voltadas aos alunos desta licenciatura como também a todos os interessados na área. Já aconteceram duas palestras virtuais; a primeira sobre como as olimpíadas de matemática moldam carreira de professor; e a segunda tratou do Teorema das Quatro Cores. Os encontros estão acontecendo sempre às quintas-feiras, às 14h. O próximo, dia 28/05, abordará as temáticas “Congruência por tesoura e o Terceiro problema de Hilbert” e será acessado no link: meet.google.com/ffd-pnsu-fim

[CURSO]

O campus de Maracanaú, por meio do DEPPI, está dando início ao segundo minicurso sobre produção de vídeo aulas do zero. As aulas serão ministradas em 4 encontros, sempre nas terças e quintas-feiras, de 09 às 10h. Confira a programação do curso:

Dia 21/05 - Básico do Google Meeting e ClassRoom;

Dia 26/05 - Básico de gravação de aula com o OBS Studio;

Dia 28/05 - Básico de edição de vídeo com o KDENLIVE e upload para o youtube;

Dia 02/06 - Aula bônus com gravação no PowerPoint e dúvidas avançadas.

[INOVAÇÃO] Adaptar bicicletas comuns para que sejam utilizadas também como bicicletas ergométricas. A ideia está sendo tocada pelo professor Fábio Timbó, do curso de bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, do campus de Maracanaú. O protótipo está sendo feito. O estudante Bruno de Lima, do curso técnico em Automação Industrial, está fazendo os desenhos da parte mecânica. Para saber mais sobre o projeto, confira a matéria da jornalista Deborah Susane, no portal do IFCE.

 

[RETIFICAÇÃO/EDITAIS DE PESQUISA]

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PRPI-IFCE) retificou o calendário dos editais de programas de concessão de bolsas institucionais (PIBIC, PIBIC JR/PIBIC EM CNPq e PIBITI). Esses editais são voltados para a seleção de orientadores de alunos, no que diz respeito aos projetos de pesquisa. Confira, abaixo os links com as retificações.

Retificação 2 EDITAL Nº 1/2020 PRPI/REITORIA-IFCE 

 

OPORTUNIDADE: 

O Projeto de Respirador em Massa (Massvenl Project), equipamento que é capaz de atender até 50 pacientes ao mesmo tempo, desenvolvido pela Universidade de Óbula, na Hungria, e recém premiado pelo hackaton EU vs Vírus, organizado pela União Europeia, está em busca de parcerias junto à instituições de ensino e fabricantes. Um e-mail foi repassado para as listas de docentes e administrativos com as informações de como participar.

[APOIO PSICOLÓGICO] 

Os estudantes do campus que necessitarem de suporte ou orientação psicológica, principalmente neste momento de pandemia, podem entrar em contato com a psicóloga do IFCE de Maracanaú Renata Alves, responsável pelo setor de psicologia, no e-mail renata.alves@ifce.edu.br

[CLIPPING]

  • Pesquisa: o Diário do Nordeste publicou reportagem sobre protetor facial que detecta o coronavírus. Confira no link 
  • Enem adiado: o jornal O POVO destaca sobre o adiamento do Enem, confira no link.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra às fake news.

 

Boletim - Postado em 13/05/2020 às 12h30

Redação: Saulo Rêgo - Jornalista

[PAGAMENTO] A primeira parcela do auxílio emergencial foi liberada para pagamento. Cada parcela é de R$300,00; a segunda será paga em junho, com mais dois pagamentos nos meses sequentes.  O auxílio emergencial está beneficiando quase 8% dos alunos matriculados. O perfil dos atendidos são de estudantes do campus, em situação de vulnerabilidade social, que tiveram suas condições agravadas em razão da pandemia da Covid -19.

[RUMO À FRANÇA] Mais uma vitória do trabalho desenvolvido no campus de Maracanaú. Cinco estudantes foram aprovados na seleção do programa de intercâmbio Brafitec.  A iniciativa permite enviar alunos de cursos de Engenharia do IFCE, da UFC e da Unilab para universidades na região da Normandia (França), com financiamento da Capes, em caso de aprovação no processo seletivo. Os aprovados do campus de Maracanaú são dos cursos de bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, com 4 estudantes selecionados (Camila Araújo Feitosa; Felipe Lima Oliveira; Isabella Andrade Pinto e Laiane Maria Costa Lima) e do curso de bacharelado em Engenharia Mecânica, o aluno Hluy Silva Peixoto. Parabéns!

[ENTREGA/DOAÇÃO] A comunidade Antônio Justa e a Secretaria de Saúde do município de Maracanaú foram as contempladas com os produtos confeccionados pela força-tarefa do campus de Maracanaú, que contou com o trabalho de docentes e alunos bolsistas da unidade, dos eixos da Indústria e da Química e Meio Ambiente.  A entrega dos protetores faciais e dos produtos de limpeza e higiene foi feita pelo diretor de Administração e Planejamento do campus, Marceu Veríssimo ao gerente de Endemias da Secretaria de Saúde de Maracanaú, César Sousa, no caso dos protetores faciais; e ao vice-diretor do Coletivo Antônio Justa, Rodrigo Alves, no caso dos itens de higiene e limpeza. No ato de entrega, os representantes das instituições beneficiadas assinaram os respectivos termos de recebimento da doação.  

[PESQUISA] Como uma das formas de debate sobre o uso de atividades pedagógicas remotas, foi feita uma pesquisa sobre tecnologias digitais com docentes. 70 professores responderam e os dados mostraram que: 70% do público pesquisado considera-se apto a utilizar o “Classroon”; mais de 80% se acha capaz de utilizar o “Google Meet”; quase 60% está fazendo algum curso sobre as tecnologias digitais e mais de 80% pretende fazer cursos referentes as tecnologias digitais citadas na pesquisa.

 [PESQUISA/ALUNOS] A direção de ensino disponibilizou pesquisa para saber das condições dos alunos nesses tempos de pandemia. A pesquisa está disponível em nosso site e no acadêmico. Responda também a pesquisa no link:

 https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-8ZUPcbk_nfkw8IAMhgsxLfKUn61jBy7x83O3AuMpWDEMLw/viewform

 [SAÚDE DOS SERVIDORES]

A pedido da direção-geral, o setor de Saúde, por meio da psicóloga Renata Alves; da técnica em Enfermagem Lucélia Almeida e também da assistente social Keyla Lima (CAE), realizou uma profunda pesquisa relativa à saúde mental do servidor neste período, tanto para entender o impacto desta situação na rotina do servidor, como também para planejar ações no âmbito da qualidade de vida do servidor. Os dados obtidos também serão utilizados em um relatório interdisciplinar

[AUXÍLIO FORMAÇÃO] Os estudantes contemplados pelo edital de 2019, do auxílio formação, tiveram as bolsas prorrogadas e devem entregar relatório de atividades preenchido relativo ao período de 23 de março a 30 de junho, com anuência do professor orientador. A entrega deve ser feita no setor de serviço social após o retorno das atividades letivas. Também é possível enviar para o e-mail: cae.maracanau@ifce.edu.br (desde que tenha assinatura do estudante e professor orientador). 

[ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO] A pró - reitoria de Extensão (PROEXT) divulgou uma retificação que permite a possibilidade de realização de estágio não obrigatório (extracurricular) de forma presencial; o estudante deve procurar o seu orientador de estágio. Os estágios obrigatórios continuam suspensos, com exceção dos casos em que for possível passar à modalidade de trabalho remoto.

[MATEMÁTICA]  O curso de licenciatura promove seu primeiro ciclo de palestras; será um encontro digital, nesta quinta-feira (14/05),  por meio do Google Meet, às 14h. O objetivo é preparar os estudantes e futuros professores para o exercício crítico e competência da docência por meio de formação continuada em matemática, educação ou áreas correlatas. A primeira palestra terá como tema: “Como as olimpíadas de matemática moldaram a minha carreira de professor?”, e será ministrada pelo docente Cícero Thiago  Estudantes do curso e demais interessados no assunto podem participar. O link de acesso é meet.google.com/sfj-jqgx-tqz

[APOIO PSICOLÓGICO]  Os estudantes do campus que necessitarem de suporte ou orientação psicológica, principalmente neste momento de pandemia, podem entrar em contato com a psicóloga do IFCE de Maracanaú Renata Alves, responsável pelo setor de psicologia, no e-mail renata.alves@ifce.edu.br

[DÉCIMA EDIÇÃO] Este boletim chega à sua décima edição. Este canal de comunicação foi criado para centralizar as informações do campus neste período de pandemia e assim alcançar o maior número possível de pessoas. O boletim está sendo divulgado nos e-mails institucionais, no acadêmico e nas nossas redes sociais.

[BIOSSEGURANÇA] A direção-geral comandará a elaboração, no campus, de um Plano de Biossegurança que tem como objetivo estabelecer medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos que dizem respeito às atividades administrativas e acadêmicas  que podem comprometer a saúde dos servidores e estudantes, decorrente da Pandemia da Covid-19. O plano visa a preservação  de vidas em um possível retorno às atividades presenciais, o que, no momento, não há data definida, entretanto, a gestão do campus entende que é necessário olhar para o futuro e planejar uma volta segura. O primeiro passo já foi dado com uma pesquisa sobre saúde mental e também a concepção, em andamento, de campanhas educativas para serem implementadas no período.

[DICAS PARA TRABALHO REMOTO] É momento de se cuidar, mas, também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de trabalho. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas selecionou algumas dicas da Cartilha do Sesi. A cada boletim, vamos destacar três dicas. Confira!

  • 1. Organize o seu posto de trabalho, deixando apenas o material necessário para a realização das suas atividades.
  • 2. Estabeleça pausas de 10 minutos a cada hora trabalhada, aproveite para fazer exercícios de alongamentos, tomar água e ir ao banheiro.
  • 3. No horário de descanso, procure fazer atividades que lhe deem prazer e ânimo.

Fonte: Cartilha Sesi

 

[MENSAGEM DA DIREÇÃO-GERAL]

 

 Toda a comunidade acadêmica do IFCE campus de Maracanaú está submetida neste cenário atual ao isolamento social, como uma medida eficaz ao enfretamento da pandemia da COVID -19, segundo orientação da OMS.

Os servidores (professores e TAES) estão sob forte pressão emocional e psicológica diante deste clima de incertezas e de muitos questionamentos, ainda sem respostas.

Torna-se, porém, imperioso a  participação dos professores, TAES  e alunos no processo de discussão promovido pela gestão do campus,  que mediante a construção de pontes de diálogos,  de maneira  compartilhada, as  dúvidas possam ser esclarecidas ou  mitigadas, com o olhar futuro sobre que planejamento e quais   atividades poderão ser desenvolvidas neste  período de isolamento social.

Por isso conclamamos a toda à comunidade acadêmica: Participe, fale, debata, critique, construa, proponha!!

 (*) os ausentes nunca têm razão. Mário Sérgio Cortella.

 

Júlio César da  Costa Silva

Diretor-geral – IFCE Maracanaú

[CLIPPING]

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra às fake news.

Boletim - Postado 02/05/2020 às 13h

Redação: Saulo Rêgo - Jornalista

[ATÉ 31 DE MAIO] O IFCE, mediante Resolução Nº 9, de 01 de maio de 2020, prorrogou a suspensão dos calendários letivos de todos os campi durante o período de 2 a 31 de maio de 2020. As atividades administrativas continuam, em sua maior parte, em trabalho remoto também. O campus continua fechado ao público, que pode entrar em contato com as coordenadorias, setores e diretorias por e-mail ou telefone, de acordo com os contatos disponíveis no site do campus. Os telefones da lista serão redirecionados para os celulares dos servidores indicados nos contatos. 

 

[ENCAMINHAMENTOS DAS DISCUSSÕES SOBRE O RETORNO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA FORMA REMOTA]

Motivado pelos debates do Colégio de Dirigentes do IFCE (Coldir) na reunião do dia 29/04, o campus, por meio da Direção-Geral, realizará um amplo debate, via videoconferência, sobre as possibilidades de ampliar as atividades acadêmicas de forma remota, sem, no entanto, trazer nenhum prejuízo para os alunos que não tenham acesso à Internet, nem para os professores que não tenham as condições necessárias para realizar tais atividades. Serão programados encontros com os coordenadores de cursos e na próxima semana com todos os professores para esta discussão coletiva, no intuito de debater de forma voluntária a adesão dos professores, sem pressão, e também coletar sugestões e propostas para serem levadas ao próximo Coldir, pela gestão do campus.

 [AUXÍLIO EMERGENCIAL] O campus de Maracanaú divulgou o resultado final do Auxílio Emergencial. Foram 163 candidatos contemplados em um universo de 385 inscritos. O auxílio atingiu quase 8% dos alunos matriculados no campus, em um total de 2058 que poderiam participar. O valor do auxílio, de acordo com deliberação do Colégio de Dirigentes do IFCE (Coldir), será de R$300 reais, pago em 4 parcelas, com a última prevista para julho.  

 [PRORROGAÇÃO DOS AUXÍLIOS] Os auxílios Formação, Discentes Pais e Mães e moradia foram prorrogados até junho. Os únicos auxílios que não foram prorrogados são o transporte e o refeição, uma vez que o campus está fechado. A prorrogação dos auxílios foi possível devido a um estudo do departamento de Administração e Planejamento em conjunto com a coordenadoria de Assuntos Estudantis, que conseguiu equalizar os gastos de acordo com os recursos que estão sendo economizados devido a paralisação do calendário acadêmico.

 [DESTAQUE NACIONAL] O time Enactus do IFCE de Maracanaú foi destaque nacional, no programa Globo Rural, na edição do dia 26/04, com matéria que mostrou o trabalho do time com a disseminação da “Bomba de Rosário”, técnica de captação de água, em comunidades de Maracanaú. A Bomba Rosário começou a ser difundida no projeto SUS Agri, desenvolvido pelo time no bairro Alto da Mangueira e, agora, no projeto Mandacaru desenvolvido na comunidade Horto dos Pitaguarys. O Grupo Enactus do campus possui em torno de 30 componentes, orientados por professores do eixo do Meio Ambiente (Cynara Aguiar, Érika da Justa, Franklin Gondim, Júlio César da Costa e Silva e Rossana Barros) e Indústria (Celso Rogério Schmidlin e Venceslau Xavier). Confira a matéria completa neste link

[INFORMATIVO DO CAMPUS]  Foi lançado o 14º número do informativo Por Dentro do IFCE – campus de Maracanaú, em uma edição focada nas ações sociais da unidade, entre os assuntos estão: o projeto Mandacaru desenvolvido pelo time Enactus; as ações esportivas em parceria com a prefeitura de Maracanaú; as iniciativas de inclusão desenvolvidas pelo Napne; o curso preparatório para o Enem (IFVEST) entre outras ações. A edição completa pode ser lida no link abaixo

 

 [ENFRENTAMENTO DA COVID-19] Em uma ação que atenderá cerca de 70 famílias; estudantes bolsistas e professores dos eixos da Química/Meio Ambiente e Indústria realizaram uma força-tarefa no campus de Maracanaú para a produção de itens de enfrentamento da Covid-19, como produtos de higiene e equipamentos de produção individual (EPIs). Os insumos de higiene e limpeza (100 litros de álcool 70% glicerinado; 200 litros de água sanitária e sabão líquido) foram produzidos por docentes e bolsistas dos cursos de bacharelado Engenharia Ambiental e Sanitária e licenciatura em Química. Já os protetores faciais (200) foram confeccionados por docentes e alunos bolsistas do eixo da indústria. Mais informações, você pode conferir em nota publicada no site do campus, no link abaixo.

 

[PARCERIAS] A produção de itens para o enfretamento da COVID-19 teve o apoio de empresas e coletivos sociais. A Metalplast fez a doação de 400 embalagens para álcool e água-sanitária e a Coca-Cola realizou doação de embalagens para sabão líquido e água sanitária. O Coletivo Antônio Justa também colaborou com a doação de insumos para a produção de álcool 70% glicerinado e sabão líquido.

 [PESQUISA COM SERVIDORES] Devido a uma iniciativa da Direção-Geral do campus de Maracanaú, o departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da unidade realizou um levantamento sobre a visão e formação dos servidores no uso das ferramentas digitais. A pesquisa apontou que 77,6% dos servidores que responderam ao questionário já utilizam tecnologias digitais em suas rotinas de trabalho. Do total de 156 servidores, 54% entre docentes e técnicos administrativos participaram do levantamento. Acompanhe mais detalhes do resultado e a enquete completa no link abaixo. 

 

[NEAD MARACANAÚ] O campus está iniciando um processo de retomada das ações de seu Núcleo de Educação à Distância (Nead). Os trabalhos serão coordenados pelo professor João Cláudio Nunes, atual coordenador de Pesquisa do IFCE de Maracanaú, e terá representantes de todas as diretorias, assim também como de todos os eixos. Confira a composição inicial do núcleo no link abaixo: 

 

 [APOIO PSICOLÓGICO]  Os estudantes do campus que necessitarem de suporte ou orientação psicológica, principalmente neste momento de pandemia, podem entrar em contato com a psicóloga do IFCE de Maracanaú Renata Alves, responsável pelo setor de psicologia, no e-mail renata.alves@ifce.edu.br

 [DICAS PARA TRABALHO REMOTO] É momento de se cuidar, mas, também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de trabalho. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas selecionou algumas dicas da Cartilha do Sesi. A cada boletim, vamos destacar três dicas. Confira!

1. Adote uma boa postura de trabalho, com pescoço alinhado, de forma que a coluna permaneça reta, os antebraços sempre apoiados, com os cotovelos próximos do tronco, devendo haver bom espaçamento entre as pernas na posição sentada.

2. Escolha um local que possua circulação natural de ar. Caso o ambiente escolhido não possua janelas o importante é possuir um conforto térmico, tornando o ambiente agradável.

3. Estabeleça horário de trabalho: a rotina nas suas atividades, o horário de início e fim, bem como o horário das refeições, todos devem ser bem definidos.

Fonte: Cartilha Sesi

  [MENSAGEM DA DIREÇÃO-GERAL]

 

UM OLHAR CRÍTICO NAS ALTERAÇÕES NA PORTARIA 17

O MEC pretende realizar, sem consulta, alterações na Portaria nº 17/2016, entre elas: A ampliação da carga-horária docente semanal de aulas, passando do atual mínimo de 10h para 16h, no regime de trabalho de 40 horas, sem estabelecer um limite máximo e a alteração do sistema de acompanhamento das aulas, instituindo o ponto eletrônico obrigatório para estas atividades. Estas mudanças poderão desestimular a pesquisa e a extensão nos Institutos Federais e CEFET, e também provocar uma ruptura nos programas de empreendedorismo e inovação, além de quebrar inexoravelmente a indissociabilidade da tríade ensino/pesquisa/extensão. Um debate longe de acabar numa simples mudança nesta portaria supracitada.

Júlio César da  Costa Silva

Diretor-geral – IFCE Maracanaú 

[CLIPPING]

  • Cinema: o Diário do Nordeste  publicou reportagem informando que o Memorial do Padre Cícero está com visitas virtuais guiadas.

Nesse tempo de confinamento, uma boa dica. Confira no link

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra às fake news.

 

 

Boletim - Postado 22/04/2020 - Postado às 16h45

Redação: Saulo Rêgo - Jornalista

[AUXÍLIO EMERGENCIAL] Devido a ajustes no âmbito sistêmico do IFCE, por meio de decisão do Colégio de Dirigentes da Instituição, para atender a um maior número de estudantes, de 5% a 10% dos alunos matriculados, o valor do auxílio emergencial foi alterado de R$ 350,00 para R$300,00. Em Maracanaú foram 385 inscrições. A orientação é que os candidatos do campus acompanhem o processo no SisAE, onde será informado o deferimento ou indeferimento, bem como a solicitação de documentações complementares, se for o caso. O resultado está previsto para 27/04.

[APOIO PSICOLÓGICO]  Os estudantes do campus que necessitarem de suporte ou orientação psicológica, principalmente neste momento de pandemia, podem entrar em contato com a psicóloga do IFCE de Maracanaú Renata Alves, responsável pelo setor de psicologia, no e-mail renata.alves@ifce.edu.br

 [ENFRENTAMENTO À COVID-19] Com a chancela da Direção-Geral, com a coordenação do DEPPI, foram enviados para cadastro junto à pró - reitoria de Extensão; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 4 projetos para concorrer a um Termo de Execução Descentralizada, liberada pela Setec/MEC ao IFCE no valor de R$480.000. Os projetos cadastrados pelo campus foram: 1) Construção de máquina semiautomática para confecção de máscaras descartáveis em TNT para consumo interno do IFCE - Prof. Fábio Timbó Brito; 2) Produção de protetores faciais (tipo face shield) de produção rápida e de baixo custo- Prof.  Venício Soares de Oliveira; Produção de saneantes como medida de higienização frente à pandemia do COVID-19 - Prof. Bruno César Barroso Salgado e 4) Produção de máscaras faciais como equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde - Prof. João Cláudio Nunes Carvalho.

 [AÇÕES SOLIDÁRIAS] Está previsto para o período de 27 a 30 de abril, nas dependências do campus, o início da produção em série de itens para enfrentamento da COVID-19 (higiene, limpeza e desinfecção como também de máscaras de proteção facial).  Professores e alunos bolsistas dos eixos da Indústria e Química e Meio Ambiente participam da ação.   A Dirap será responsável por toda a logística de segurança para o desenvolvimento desta solidária ação benemérita.           

[EDITAL CONIF] Destinado a selecionar projetos de pesquisas que ofereçam soluções e produção de equipamentos de proteção para o enfrentamento da Covid -19. São mais de 6 milhões de reais. Todas as instituições da Rede Federal podem participar. Inscrições devem ser encaminhadas até 4 de maio pelas instituições via e-mail:  projetoscovid-19@conif.org.br .  Todas as informações estão no site do Conif no link

[CAPACITAÇÃO] O departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, com o incentivo da direção-geral e da direção de ensino, irá promover um curso básico do uso de ferramentas da Google que permitam facilitar às atividades de ensino remotas. Na programação do curso estão os modos de uso do Google Agenda, o Google Meeting e o Google Classroom. O público-alvo são professores e técnicos-administrativos. O curso se dará por meio de lives na ferramenta “Google meeting”. Um formulário de inscrição deverá ser encaminhado nesta sexta-feira 24/04/2020.

[FIC EM CASA] Já está aberta a chamada para docentes que desejam ofertar cursos em Educação à Distância, esse é o projeto “Fic em Casa”, de atendimento a comunidade externa. São até 40 vagas, com o mínimo de 30. Já a carga horária entre 40h e 160h. Todos os detalhes podem ser obtidos com o Deppi, no email: deppi.maracanu@ifce.edu

[EAD NO CAMPUS] A Direção-Geral do campus de Maracanaú já está tomando providências para reativar o Núcleo de Educação à Distância, principalmente, após a necessidade demonstrada com a pandemia do coronavírus. O NEAD será coordenado pelo DEPPI e terá representantes da Direção-Geral do campus; da Diretoria de Ensino, por meio da coordenadoria Técnico Pedagógica e da Diretoria de Administração, por meio da Coordenadoria Tecnologia da Informação.

[PESQUISA] Servidores do campus devem responder até o próximo dia 27/04 pesquisa sobre a visão dos servidores em relação  a necessidade e  disposição de utilizar ferramentas digitais no seu cotidiano de trabalho. A pesquisa foi uma demanda da direção- geral ao Deppi. O professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral, destaca que após a pandemia o mundo ficará ainda mais digital, sendo preciso acompanhar. Os objetivos do levantamento são: identificar o potencial de capacitação e o interesse dos servidores na ferramenta Google Classroom e a opinião sobre a implementação do NEAD na gestão. A pesquisa foi enviada via e-mail para os servidores.

[DICAS PARA TRABALHO REMOTO] É momento de se cuidar, mas, também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de trabalho. A Coordenadoria de Gestão de Pessoas selecionou algumas dicas da Cartilha do Sesi. A cada boletim, vamos destacar três dicas. Confira!

1. Escolha um ambiente com iluminação adequada, longe de reflexos e incidência de raios solares. Nas atividades em escritório recomenda-se 500 lux conforme NHO-11.

2. Procure um local sem uso, que não esteja no meio da passagem para outros cômodos e que ofereça privacidade e isolamento acústico.

3. Verifique o posicionamento dos mobiliários como cadeiras, mesas, monitores de vídeo e notebooks. A posição do monitor deve estar entre 50 a 70 cm da distância dos olhos. O ângulo de visão da tela do monitor deve ser 10 a 20 °.

Fonte: Cartilha Sesi

[MENSAGEM DA DIREÇÃO]

Alerta da Direção-Geral aos Servidores

Tudo leva a crer que haverá postergação da suspensão do calendário letivo durante o mês de maio e quiçá junho, por conta da gravidade da pandemia da COVID-19 no Ceará,  principalmente, em  Fortaleza e na região metropolitana. 

Nestes tempos de isolamento social, aconselha-se prudência e comedimento a todos os servidores. Deve-se seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e dos profissionais de saúde favoráveis a quarentena. Deve-se também seguir as orientações legais/oficiais relativas ao trabalho remoto.

Recomenda-se muita diversão e empatia no ambiente familiar para se desestressar, relaxar e ficar menos ansioso neste cenário atual de quarentena. É relevante não se preocupar com o atraso ou perda do semestre letivo, pois o mais importante neste momento é a Vida; é a sobrevivência de todos; é a preservação do bem-estar; é manter-se vivo! Depois, vamos encontrar juntos o melhor caminho para o planejamento das atividades letivas, como sempre aconteceu em períodos anteriores de paralisação, representados nos movimentos paredistas, movimentos legais de greve!

[CLIPPING]

  • Cinema: o Diário do Nordeste  publicou reportagem mostrando como o cinema já tratou de pandemias. Confira no link.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra às fake news.

Boletim 15/04/20 - Postado  às 13h30

Redação: Saulo Rêgo - Jornalista

[AUXÍLIO EMERGENCIAL] A coordenação de Assistência Estudantil do campus recebeu até o último domingo 12/04 as inscrições para o auxílio emergencial. Foram 385 inscrições. A orientação é que os candidatos acompanhem o processo no SisAE, onde será informado o deferimento ou indeferimento, bem como a solicitação de documentações complementares, se for o caso. O resultado está previsto para 27/04.

[AUXÍLIO FORMAÇÃO] Os estudantes que recebem o auxílio formação devem preencher o relatório de atividades, que já foi enviado aos orientadores para ser repassado aos alunos. O relatório corresponde ao período de 23 de março a 30 de abril. A entrega dos relatórios poderá ser realizada no setor de Serviço Social, no retorno das aulas.

[CAPACITAÇÃO] O departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, com o incentivo da direção-geral e da direção de ensino, irá promover um curso básico do uso de ferramentas da Google que permitam facilitar às atividades de ensino remotas. Na programação do curso estão os modos de uso do Google Agenda, o Google Meeting e o Google Classroom.

[APOIO TÉCNICO] Nestes tempos críticos de pandemia em que os respiradores de ar são tão importantes, o professor Luiz Daniel dos Santos Bezerra, do eixo da indústria do campus de Maracanaú, está fazendo parte de uma força-tarefa para o conserto destes aparelhos. A ação é encabeçada pela FIEC, por meio do Senai e participação do IFCE. Confira mais  detalhes no link

[PLANTÃO] Nestes tempos de trabalho remoto os servidores do campus podem tirar dúvidas por meio de um canal direto com a direção-geral da unidade, é o plantão tira-dúvidas. A ação é feita toda quarta-feira, de 10h às 12h, por meio de videoconferência na ferramenta o Google Meeting. A divulgação do link de acesso é feito pelo gabinete da direção-geral.

 [PREFEITURA]  A  prefeitura de Maracanaú decretou ponto facultativo para o serviço público municipal até 30 de abril, exceto para serviços essenciais, especial na área da Saúde, como Secretaria de Saúde, Postos de Saúde, Unidade de Atendimento Básico – UAB 24h, no Centro, Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, na Pajuçara, Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda e Hospital da Mulher Eneida Soares Pessoa, que funcionam regularmente. Confira mais detalhes no site da prefeitura de Maracanaú.

[Mestrado em Matemática] A Direção-Geral do campus de Maracanaú enviou ofício à Rede do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) solicitando apoio à proposta de adesão da unidade. O processo tem apoio e supervisão da pró-reitoria de Pesquisa Pós-graduação e Inovação e do DEPPI de Maracanaú. O projeto conta com a liderança dos professores Eurípedes Carvalho e David Sousa, com ativa  participação de todos os professores doutores da  matemática do campus,  que concorre a submissão da  Chamada nº 004/2020 da comissão nacional do PROFMAT/ Capes.

 [DICAS CONTRA O CORONAVÍRUS ] O setor de Enfermagem do campus fala de uma importante ação para barrar a propagação do coronavírus: higienizar as mãos. Confira!

Higienizar as mãos é a medida mais simples e mais importante para prevenção dos mais variados tipos de infecções, sejam virais ou bacterianas. Os produtos autorizados para higiene simples das mãos são água e sabão líquido e preparação alcoólica 70% (gel, espuma ou solução). Porém, quando as mãos estiverem visivelmente sujas ou após várias aplicações sucessivas de álcool gel, é obrigatório a lavagem das mãos e só depois, caso queira, a aplicação do álcool.

[EDUCAÇÃO FÍSICA] Nestes tempos de isolamento social, confira dica do professor Adriano Barros, sobre exercício físico domiciliar.

O momento de quarentena nos convida, muitas vezes, a ficarmos inativos. Mas é importante nos exercitarmos dentro de casa, fortalecendo o nosso sistema imunológico e a nossa mente.

  • Podemos realizar diversos exercícios utilizando pacotes de arroz e feijão, garrafas PET com água para exercícios com carga, cabos de vassouras, toalhas para apoios e alongamentos, cadeiras, degraus de escada e, principalmente, o peso do próprio corpo.
  • Os exercícios devem ser realizados de acordo com o perfil e faixa etária de cada praticante.
  • Agachamentos, pular corda, corridas, abdominais, polichinelos, flexões e pranchas são alguns exemplos. Mantenha-se ativo!

 

[MENSAGEM DA DIREÇÃO] GESTINO: O Campus antenado com gestão estratégica na Administração Pública Federal

 O Ministério da Economia, em tempos de pandemia, publicou a Instrução Normativa nº 24, que estabelece novas regras para a elaboração, avaliação e revisão do planejamento estratégico institucional dos órgãos e das entidades do Poder Executivo. Neste olhar estratégico, a gestão do campus de Maracanaú, em parceria com a consultoria INSTIG, já vem formando, desde 2019, um grupo selecionado de servidores na ferramenta Gestino (gestão da inovação). Este grupo, no futuro, funcionará como multiplicador da cultura do planejamento estratégico e da inovação no seio de toda a comunidade acadêmica do IFCE de Maracanaú.     

 [CLIPPING]

  • O site da prefeitura de Maracanaú publicou notícia sobre a doação que o campus fez ao Banco de Alimentos da cidade, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania. Confira no link 
  • A prefeitura de Maracanaú lançou o Maracanaú live festival. Confira no link

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra às fake news.

Boletim 06/04/2022 - Postado às 12h30

Redação: Saulo Rêgo- Jornalista IFCE campus de Maracanaú

[ATÉ 30 DE ABRIL] O IFCE prorrogou à suspensão do calendário letivo. O expediente administrativo continua em sua maior parte em trabalho remoto e a solicitação deve ser renovada. Para o ensino, às aulas que seguiam o modelo online devem continuar. Ainda no ensino, serão publicadas portarias para permitir a cada campus, concluir, na modalidade à distância, as atividades de turmas que estão no último semestre de seus respectivos cursos, não ferindo o isolamento social.

[AUXÍLIO EMERGENCIAL] De 06 a 12 de abril, estudantes do campus de Maracanaú do IFCE, em situação de vulnerabilidade social, que tiveram suas condições agravadas em razão da pandemia da Covid -19, podem se inscrever para receber um auxílio emergencial, em uma parcela. As inscrições são feitas por meio do Sistema Informatizado de Assistência Estudantil do IFCE (SisAE). Todas as informações estão na notícia publicada na página principal do site do campus.

 [AUXÍLIOS ESTUDANTIS]

A coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) divulgou comunicado sobre a prorrogação do pagamento dos auxílios estudantis do edital de 2019; a suspensão temporária do cronograma do edital dos auxílios de 2020 e as inscrições para o auxílio emergencial. Confira o comunicado no site do campus.

[CONTATOS DO CAMPUS] Devido a quarentena e para atender da melhor forma nossos públicos internos e externos, a gestão montou uma relação de contatos de servidores, com nome, e-mail e ramal de servidores que estão respondendo por cada coordenadoria/setor. Quando o público ligar para o número indicado na lista, será feito um redirecionamento para o telefone indicado pelo servidor, que está em trabalho remoto.

[PESQUISA E EXTENSÃO] A pró-reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação, por meio de ofício circular, orientou as atividades de extensão em empreendedorismo, pesquisa, pós-graduação, inovação, estágio e ensino, indicando a continuidade das atividades que forem possíveis ser feitas à distância. As demais atividades continuam suspensas.

[BIBLIOTECA] Os pedidos de nada consta estão suspensos. A biblioteca reforça também a orientação para os usuários que estão em posse de livros, que podem fazer a devolução do livro no retorno das atividades. As multas oriundas do período de quarentena serão dispensadas. Por fim, os usuários devem desconsiderar os e-mails de cobrança enviados pelo sistema Sophia.

[AÇÃO SOLIDÁRIA MARACAS] A Direção-Geral informa que,  com o apoio do DEPPI e DIRAP e sob a coordenação voluntária de um grupo de docentes de Química e da indústria, implantou uma ação cidadã para produzir e abastecer de álcool 70% , materiais de limpeza e de higiene às comunidades vulneráveis cadastradas na secretária de Assistência Social da prefeitura de Maracanaú e, ainda, produzir máscaras de proteção facial para as unidades de saúde de Maracanaú para prevenir a covid - 19 e criar condições favoráveis de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Esta ação envolverá também alunos bolsistas dos laboratórios, tudo planejado numa logística de proteção individual e coletiva e de normas de segurança. O projeto será iniciado em caráter de urgência agora em abril.

[DOAÇÃO DE ALIMENTOS] O IFCE de Maracanaú fez a doação de aproximadamente 3500 unidades, entre achocolatados e sucos de caixas, que seriam utilizadas na merenda escolar do ensino integrado. A doação foi feita para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) para complementar o programa Banco de Alimentos de Maracanaú desta Secretaria. Uma nota foi postada no site com mais informações desta ação.

[DICAS PARA ESTUDAR EM CASA] É momento de se cuidar, mas também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de estudos em casa. A Coordenação Técnico Pedagógica elaborou uma série de dicas para ajudar os alunos a manter o ritmo de estudos nesse período. A cada boletim, vamos destacar duas dicas. Confira!

    1.      Crie o seu ritual e defina um local de estudos: Crie o seu pequeno ritual antes de estudar e organize todo o material que será utilizado. É importante que o estudante escolha um ambiente tranquilo no qual não seja distraído pelo que acontece em seu entorno e realmente possa focar.

    2. Mantenha contato com os colegas: Em muitos momentos, vocês poderão trocar informações relevantes e tirar dúvidas uns com os outros. Que tal criar um grupo de estudos no WhatsApp para discutir aquela matéria mais complicada? Mas cuidado para não fugirem do objetivo do grupo! Foco!

 [SAÚDE MENTAL] A psicóloga do campus de Maracanaú, Renata Albuquerque fala nesta edição do boletim sobre a ansiedade. Confira:

A ansiedade é inerente ao ser humano, contudo, ela pode se tornar patológica quando atrapalha o desenvolvimento de nossas atividades cotidianas. O isolamento social a que estamos submetidos pode acentuar os sintomas negativos da ansiedade, tais como taquicardia, preocupação excessiva com o futuro, angústia, medo, inquietação, irritabilidade, entre outros.

Em casos mais graves, algumas dessas manifestações podem evoluir para sérios transtornos mentais, demandando, por consequência, apoio profissional. Portanto, fique atento às suas emoções, caso necessário, procure ajuda! 

Serviço: e-mail do serviço de psicologia do IFCE – Campus Maracanaú: renata.alves@ifce.edu.br 

[MENSAGEM DA DIREÇÃO] Um olhar solidário na saúde mental do servidor

 Estamos vivenciando tempos nunca vistos ou imaginados, a não ser em ficções. Uma guerra biológica que apequenou o mundo e mostrou as fragilidades e despreparo tecnológico e científico de todas as nações para o enfrentamento. Nesta hecatombe viral,  os trabalhadores, em especial, os servidores, neste cenário pandêmico, encontram-se ansiosos, alguns  amedrontados e depressivos, com transtorno de ansiedade ou estresse, sem falar nas comorbidades prognósticas tão presentes em nossos dias. Outra situação que está afetando o comportamento emocional de todos é a ameaça eminente de cortes salariais, cujos proventos já vem minguando faz tempo.

Então, devemos nos preocupar e refletir como está o impacto sobre a saúde mental, nesta fase tão imposta, mas necessária de isolamento social, do qual estão submetidos remotamente os servidores.

 [CLIPPING]

  • O Diário do Nordeste fez nota sobre o protetor facial feito com materiais recicláveis, ensinado pelo professor do eixo da indústria do campus, Venício Soares. Confira no link
  • A Agência Brasil fez matéria sobre álcool em gel falsificado. Confira no link  

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO]  O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra às fake news.

 

Boletim - 30/03/202- Postado às 16 h  

Redação: Saulo Rêgo- Jornalista IFCE campus de Maracanaú

[ESTÁGIO] O setor de estágios do campus de Maracanaú orienta aos estudantes que precisarem fazer solicitações de início, aditivo e finalização de estágio (contendo todos os documentos escaneados com as assinaturas do estudante e da empresa) devem ser encaminhadas para o e-mail recepção.maracanau@ifce.edu.br (juntamente com o formulário de solicitação, também devidamente assinado). Os relatórios diários e periódicos deverão ser entregues no setor de estágio quando as atividades voltarem ao normal.

[ATENDIMENTO DO GABINETE] Neste período de trabalho remoto, o Gabinete da Direção-Geral mantém a rotina de verificação dos processos no sistema SEI das seguintes unidades: GAB-MAR e DG-MAR e também a confecção de documentos (despachos, ofícios e portarias). Além disso, continua, sempre que preciso, a fazer convocação de servidores para reuniões, agora virtuais e, ainda, mantendo contato com servidores para acompanhamento de atividades e também respondendo demandas via e-mail.

[REUNIÕES ONLINE DA DIREÇÃO-GERAL] Estão sendo realizadas reuniões remotas utilizando o aplicativo meet.google, no âmbito de alguns setores da Direção-Geral, entre os quais participam o gabinete, CCS, CGP e todos os departamentos (DEPPI, DAP) e direção de ensino (DIREN) e, no âmbito do DAP, a Infraestrutura também. Estas reuniões prosseguirão no mesmo ritmo nesta semana que se inicia (30/03) e, ainda, teremos uma reunião com a Comissão Covid-19-Maracas planejada para 01/04.

[PROTETOR FACIAL] Na semana que passou, o professor Venício Soares, do eixo da Indústria, demonstrou a produção de um protetor facial feito com produtos recicláveis, que pela falta no mercado nesses tempos pode ser muito útil. No site do campus fizemos uma nota explicando a técnica. Há também um vídeo demonstrativo. O material está disponível em www.ifce.edu.br/maracanau

[DOAÇÃO DE ALIMENTOS] O IFCE de Maracanaú fará a doação para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) de sucos e achocolatados que, devido ao momento, não estão sendo distribuídos na merenda escolar, contribuindo para complementar o programa Banco de Alimentos de Maracanaú desta Secretaria. Uma ação cidadã do campus, que fortalece e consolida a parceria social com a SASC e beneficiará a população em situação de vulnerabilidade social no município.

[SAÚDE/IMUNIDADE] A técnica em enfermagem do campus de Maracanaú Lucélia Almeida traz dicas, nesta edição do boletim, para fortalecer a imunidade nestes tempos de coronavírus, mas, que devem ser lembradas sempre. Acompanhe!

Como fortalecer a imunidade? Quando a imunidade está baixa, nós temos uma maior facilidade de adquirir infecções, sejam elas virais ou bacterianas. A COVID-19 atinge em cheio quem tem baixa imunidade. E o grande segredo para a boa imunidade está principalmente na alimentação e na boa qualidade do sono. Alimentos ricos em vitaminas A, B6 e B12 e C, ácido fólico e zinco ajudam na formação das células de defesa. Esses nutrientes podem ser adquiridos através de uma alimentação balanceada que contenha frutas, legumes e proteínas (seja de origem animal ou vegetal)

Por dia, a recomendação é de cinco porções de fonte vegetal, sendo que três delas de frutas. Deem preferência a vegetais crus porque as vitaminas não se perdem no cozimento, assim como também o consumo da fruta é preferível ao suco. E, claro, para complementar, não se prive de uma boa noite de sono!

 [DICAS PARA ESTUDAR EM CASA] É momento de se cuidar, mas também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de estudos em casa. A Coordenação Técnico Pedagógica elaborou uma série de dicas para ajudar os alunos a manter o ritmo de estudos nesse período. A cada boletim, vamos destacar duas dicas. Confira!

1.      Organize seu horário de estudo:

 É importante incluir um momento de estudo na sua rotina, que pode ser o mesmo horário em que as aulas aconteciam no IFCE Campus Maracanaú. Então, organize seu horário de estudo e tente cumpri-lo mesmo que não esteja tão concentrado. Foco!

2.      Peça ajuda da sua família

Os familiares também têm um papel fundamental nessa mudança. É importante que os pais demonstrem interesse naquilo que os filhos estão aprendendo e que se disponham a ajudá-los quando possível. Peça a ajuda da sua família

[BIBLIOTECA] Estudantes e servidores do IFCE podem manter a leitura em dia por meio do acesso à biblioteca virtual. Um tutorial de cadastro e acesso está disponível em https://ifce.edu.br/proen/bibliotecas/tutoriais

[RECADO DA DIREÇÃO-GERAL] A Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou a todos os países que: “prossigam os esforços no sentido de manter o isolamento social que tem sido eficaz para limitar o número de casos e impedir a propagação do vírus". Nesta mesma convergência, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, enfatizou que: “o ministério continuará aconselhando que as pessoas diminuam a circulação nas ruas e evitem as aglomerações como forma de reduzir o risco de contágio”. O Infectologista David Uip, coordenador do comitê, montado pelo governo paulista para combate à doença, prevê que o pico da epidemia de covid-19 no Brasil ocorrerá entre abril e maio. Então, baseado neste cenário atual, a Direção-Geral reforça a necessidade de se postergar a suspenção dos calendários letivos do IFCE, para isto aguarda a decisão do comitê de Enfrentamento ao Covid-19 no IFCE.

[CLIPPING]

  • O Diário do Nordeste fez reportagem sobre pandemias que já viraram temas de livros e filmes. Confira no link:
  •  O POVO destaca o momento em que a pandemia chegar às periferias. Confira no link

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO]  O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

Boletim 24/03/20- Postado às 20h30

Redação: Saulo Rêgo- Jornalista IFCE campus de Maracanaú

 [RECEPÇÃO REMOTA] A recepção do campus está funcionando de forma remota por meio do e-mail recepcao.maracanau@ifce.edu.br.  Os alunos que desejarem realizar alguma solicitação, devem fazer pelo e-mail citado dizendo o assunto, com formulário preenchido e os documentos exigidos, que devem ser enviados eletronicamente para a conclusão da solicitação. Passada esta etapa, a recepcionista abrirá o processo no sistema SEI e responderá o e-mail com o número do processo, para que o solicitante acompanhe a tramitação do mesmo. Essa metodologia será válida apenas para procedimentos que não exigirem, em algum momento do trâmite processual, a presença de servidores ou alunos no campus.

[ESTÁGIO] Neste período de quarentena, os estudantes que precisam tratar de algum assunto sobre estágio devem enviar e-mail para a coordenação de Controle Acadêmico no endereço: cca.maracanau@ifce.edu.br

[CERIMÔNIAS ADIADAS] A direção-geral do campus de Maracanaú do IFCE informa que as solenidades de formatura para os concludentes do ensino técnico e a colação de grau do ensino superior, que aconteceriam no dia 02 de abril, tiveram que ser canceladas devido ao atual contexto da pandemia do coronavírus.

[TRABALHO REMOTO TÉCNICOS] Por segurança jurídica, técnicos administrativos devem realizar pedido de trabalho remoto pelo período de 23/03 a 03/04. Os pedidos devem ser feitos via sistema SEI. A coordenação de Gestão de Pessoas do campus já enviou e-mail para os técnicos com todas as instruções necessárias para a realização do pedido.

[TRABALHO REMOTO ENSINO] Com o calendário letivo suspenso até 3 de abril, a diretoria de ensino sugere aos coordenadores de cursos atividades que podem ser feitas de casa, como: Preenchimento do Plano de Permanência e Êxito (PPE); Atualização dos PPCs com relação às diretrizes: educação ambiental, educação para os direitos humanos, educação das relações étnico-raciais e ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; A elaboração de projetos de cursos técnicos, subsequentes e atualização de PUDs das disciplinas.

[SELEÇÃO PARA MONITORES] Mais uma informação para os nossos alunos não descuidarem dos estudos. A direção de ensino planeja lançar edital para monitoria logo após o retorno das atividades letivas.  

[DICAS PARA ESTUDAR EM CASA] É momento de se cuidar, mas também de encontrar maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de estudos em casa. A Coordenação Técnico Pedagógica elaborou uma série de dicas para ajudar os alunos a manter o ritmo de estudos nesse período. A cada boletim, vamos destacar duas dicas. Confira!

1.      Siga uma rotina: A dica é seguir uma rotina similar à que teria se fosse para o IFCE Campus Maracanaú: acordar cedo, vestir-se adequadamente, tomar o café da manhã no horário normal e focar nas atividades seguindo os conteúdos que seriam trabalhados em sala de aula. 

     2.      Faça pequenas pausas e se alimente bem: Pequenas pausas devem ocorrer com uma frequência semelhante à que teria no IFCE. Alguns estudiosos recomendam pausas pequenas a cada 50 minutos de estudo. E não esqueça de se alimentar e se hidratar adequadamente.

[DESINFECÇÃO] Durante os dias 16,17,18 e 20/03 foram realizadas ações de desinfecção do campus, como a higienização de todos os blocos, as limpezas dos filtros dos bebedouros e as manutenções preventivas dos aparelhos de ar-condicionado.

[CORONAVÍRUS EM MARACANAÚ] Se além de tosse e febre, apresentar falta de ar, aqueles que residem em Maracanaú ou proximidades devem procurar a UPA 24h da Pajuçara. Até o momento, nenhum caso foi registrado no município. Confira as formas de prevenção e todas as orientações sobre como proceder, nos canais de comunicação da prefeitura de Maracanaú.

[CAMPUS FECHADO] Todas as dependências do campus continuam fechadas até novas orientações: blocos didáticos; laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, etc. Exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone via telefones e WhatsApps (85) 98850-8899 ou (85) 98528-2172.

[RECADO DA DIREÇÃO-GERAL]

A aprovação, na última sexta feira (20/03), do Estado de Calamidade Pública pelo Senado Federal, em razão da pandemia de coronavírus, tem uma importante consequência prática, porquanto autoriza a União a aumentar os gastos públicos e a não cumprir a meta fiscal prevista para este ano, que é de déficit de R$ 124 bilhões. Almeja-se, portanto, que esta medida possa evitar grandes repactuações e cortes no orçamento público, que foi aprovado neste ano, devido a perspectiva de queda de arrecadação com a diminuição da atividade econômica. Desta maneira, as gestões públicas das instituições federais de ensino poderão cumprir suas metas sem muitos sobressaltos.

[CLIPPING]

  • O Diário do Nordeste fez reportagem sobre exercícios que podem ser feitos em casas e canais na internet que mostram como fazer. Confira no link
  • O POVO destaca a escassez de equipamento de equipamentos de proteção indivudual (EPI) durante a essa crise do coronavírus. Confira no link
  • Prefeitura de Maracanaú intensifica medidas de combate ao coronavírus. Confira no link

-------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO]  O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

Boletim 20/03/20 - Postado às  22h30 

Redação: Saulo Rêgo- Jornalista IFCE campus de Maracanaú

 

[SUSPENSÃO DO CALENDÁRIO LETIVO] O Conselho Superior do IFCE, em decisão ad referendum, resolveu suspender os calendários letivos de todos os campi do IFCE no período de 23 de março a três de abril. A gestão do campus destaca a sensatez da medida. “A prorrogação do calendário letivo traz serenidade e segurança a DIREN e ao corpo docente”, enfatiza o professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral do campus de Maracanaú do IFCE.

[LIBERAÇÃO DOS TERCEIRIZADOS] Com exceção do corpo de segurança, os colaboradores terceirizados do campus de Maracanaú foram todos liberados, em virtude das medidas de interrupção, por 10 dias, do serviço de transporte intermunicipal e metropolitano, determinada pelo governo do Estado do Ceará. A empresa Via Metro, que detém o maior número de linhas em Maracanaú, já emitiu comunicado avisando da suspensão do serviço. Em tempo: antes deste fato, a direção-geral, com a aprovação da comissão local, já havia reduzido a jornada dos terceirizados, com exceção da segurança, e dispensado os trabalhadores com 60 anos ou mais, ou que fazem parte do grupo de risco, sem prejuízo para os mesmos.

[TRABALHO REMOTO ADMINISTRATIVO] A reitoria do IFCE confirmou na Portaria nº 737/PROGEP/IFCE, de 20 março, que até o dia 03 de abril, o atendimento administrativo do IFCE será prestado no sistema home office. Em tempo: no campus de Maracanaú, assim que foi decidida a interrupção das aulas, a direção-geral, com a aprovação da comissão de acompanhamento local, decidiu pelo trabalho home office dos servidores técnicos-administrativos. 

[RECADO DA DIREÇÃO-GERAL] As informações que acompanhamos mediante o Ministério da Saúde é que a curva viral de contaminação do CORONA  é de 3 a 4 semanas , podendo entrar pelo mês de maio, em que, se todas  as medidas profiláticas forem  tomadas , entre as quais a barreira natural do isolamento social, a curva de contaminação deverá decrescer , restando saber qual o ponto (período) desta curva , onde não existirá mais contaminação comunitária, e por conseguinte a saúde pública estará  preservada? Então, as informações de controle e acompanhamento devem ser  diárias e a cada momento necessitamos de informações e de explicações das autoridades governamentais , nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal. Assinado: professor Júlio César da Costa Silva, diretor-geral IFCE campus de Maracanaú

[CAMPUS FECHADO] Todas as dependências do campus continuam fechadas até novas orientações: blocos didáticos; laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, etc. Exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone (85) 3878.6301.

[CLIPPING]

  • O Diário do Nordeste fez reportagem sobre dicas para preservar a saúde mental nesse período de quarentena. Confira no link
  • O POVO destaca a entrada em funcionamento do Hospital Leonardo da Vinci para atender casos de Coronavírus. Confira no link:
  • Ministério da Saúde começa na segunda-feira (23/03) vacinação contra a Gripe. Confira no link

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 [SERVIÇO]  O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito do Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h

Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

 ATENÇÃO

Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

Boletim 19/03/2020 - Postado às 9h36

Redação: Saulo Rêgo- Jornalista IFCE campus de Maracanaú

[SUSPENSÃO DAS AULAS] De acordo com a orientação da Direção-Geral e aprovação do grupo formado para deliberar sobre as ações do campus nesta crise do coronavírus, o campus de Maracanaú acompanha o IFCE e as aulas estão
suspensas até 03 de abril.

 [ COMISSÃO DE MARACANAÚ] O campus, por meio de sua comissão, vai acompanhar o plano emergência do Estado do Ceará também. Apesar da suspensão das aulas, programada para durar até o dia 03 de abril, segundo orientação do IFCE, a Comissão de Acompanhamento de Maracanaú não descarta, a depender da situação, a possibilidade de ampliar essa suspensão das aulas no campus.

[20 DE MARÇO] Nesta sexta-feira, pós-feriado de São José, é feriado no campus devido a realocação do dia do município de Maracanaú, que foi remanejado de 06/03 para 20/03.

 [TRABALHO REMOTO] Técnicos administrativos continuam em trabalho home office.

[TERCEIRIZADOS] Apenas serviços indispensáveis: segurança, recepção e limpeza (com redução de jornada, com exceção da segurança). Trabalhadores com 60 anos ou mais, ou que fazem parte do grupo de risco foram dispensados sem prejuízo para os mesmos. A recepção funcionará em regime de revezamento, de 7h às 16h.

 [CAMPUS FECHADO] Todas as dependências do campus continuam fechadas até novas orientações: blocos didáticos; laboratórios, quadra poliesportiva, piscina, campo de futebol, etc. Exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone (85) 3878.6301.

[RECOMENDAÇÃO] A Direção-Geral pede aos estudantes que fiquem emcasa.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
[PLANOS DE ESTUDO] Durante a suspensão das aulas, a Pró - reitoria de Ensino orienta que os estudantes consultem no sistema acadêmico, na ferramenta “Material de aula”, planos de estudo das disciplinas, que estão sendo
disponibilizados pelos professores. Importante: A comissão de acompanhamento de Maracanaú enfatiza a
preocupação com a situação dos alunos que não têm acesso a computador e a internet, uma vez que esses ficariam prejudicados com o modelo proposto pela PROEN/ IFCE.

 [AUXÍLIOS ESTUDANTIS] O processo de seleção em andamento está com o cronograma suspenso. Quando as atividades retornarem, um novo cronograma será divulgado no Sisae, e nos canais de comunicação do campus.

[BIBLIOTECA] Os estudantes que precisam devolver livros não serão penalizados, a devolução deve ser feita após o retorno das aulas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

[SERVIÇO] O governo do Estado do Ceará oferece um canal de comunicação direto para o cidadão a respeito da Covid- 2019. Abaixo os telefones e o site com todas as informações sobre o coronavírus.

(85)3219-5973 | (85) 3219-8582 | (85) 98439-0422 (Todos os dias de 7 às 19h)
Site: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

[ATENÇÃO]
Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.

 

Boletim 1 - 17/03/2020 - Postado às 11h40

Redação: Saulo Rêgo- Jornalista IFCE campus de Maracanaú

  • Blocos didáticos e todos os ambientes serão fechados com acesso restrito para o público por tempo indeterminado, exceções devem ser comunicadas à diretoria de Administração e Planejamento, via telefone (85) 3878.6301. A Direção-geral pede aos estudantes que fiquem em casa.
  • As atividades letivas estão suspensas até novas orientações.
  • Professores devem seguir as orientações da Pró-reitoria de Ensino do IFCE.
  • Não haverá expediente administrativo presencial, apenas serviços indispensáveis: segurança, recepção e limpeza (com redução de jornada, com exceções da segurança).
  • Técnicos administrativos vão trabalhar em regime home office (financeiro, contratos e comunicação).
  •   Campus passará por processo de desinfecção (ambientes de ensino e administrativos).
  • Quando as atividades retornarem, se algum integrante da comunidade acadêmica apresentar qualquer sintoma ou situação de risco, orientamos a não retornar e informar ao setor de saúde, via telefone (85) 3878.6301.

------------------------------------------

  • Auxílios: O resultado do auxílio estudantil que deveria ser publicado no dia 18/03 será adiado, com nova data a ser informada.

----------------------------------------

Cancelamentos:

  • A colação de Grau que aconteceria no dia 02/04 foi cancelada. A nova data será divulgada assim que possível.
  • A campanha de vacinação que aconteceria em 24/03 foi cancelada. Uma nova programação será feita.

--------------------------------------

Fique atento

  • Nessa crise provocada pelo Coronavírus, as informações do campus serão postadas sempre neste espaço do site. Fique alerta contra as fake news.