Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Mais energia solar em Maracanaú
conteúdo

Notícias

Mais energia solar em Maracanaú

Parceria intensifica pesquisa e uso de energia solar no campus
publicado: 05/03/2018 09h57, última modificação: 03/04/2018 16h35
Placas do sistema sendo instaladas sob a supervisão do professor Sandro Jucá. (Foto: Guilherme Braga)

Placas do sistema sendo instaladas sob a supervisão do professor Sandro Jucá. (Foto: Guilherme Braga)

Uma parceria entre pesquisadores do campus de Maracanaú, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do Laboratório de Energias Alternativas (LEA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenado pelo Prof. Paulo Carvalho, resultou na aquisição de um Sistema de Geração Fotovoltaica conectado à rede elétrica na unidade de Maracanaú, para fins de pesquisa, visando futuramente também redução na conta de energia elétrica.

As placas e todo o sistema já foram instalados no campus. Além de uma fonte limpa e renovável de energia, a produção gerada pelo sistema é lançada diretamente na rede elétrica.  O investimento captado em projeto Universal/CNPq para esse sistema de geração foi de aproximadamente R$ 6.500,00. A capacidade de produção fica em torno de 6 kWh, por dia, em dias comuns de sol no Ceará, o que consegue manter uma residência de médio porte por 24 horas.

O professor Sandro Jucá, do IFCE de Maracanaú, que coordena o projeto, destaca que além de mostrar aos alunos do ensino técnico e superior como se realiza microgeração residencial utilizando energia solar, o sistema fotovoltaico também será utilizado nas pesquisas do mestrado em Energias Renováveis, que funciona em Maracanaú, mais especificamente em estudos voltados para monitoramento e acionamento ligado à internet das coisas.