Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > IFCE realiza aula inaugural de dois mestrados
conteúdo

Notícias

IFCE realiza aula inaugural de dois mestrados

Pós-graduação

IFCE interioriza oferta de cursos stricto sensu
última modificação: 04/12/2015 12h17
Autoridades acadêmicas prestigiam início de atividades dos mestrados (foto: Marcos Cortez)

Autoridades acadêmicas prestigiam início de atividades dos mestrados (foto: Marcos Cortez)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou a aula inaugural dos mestrados acadêmicos em Energias Renováveis e Ciência da Computação. O evento contou com a presença do reitor do IFCE, professor Virgílio Augusto Sales Araripe.

A aula inaugural, que aconteceu na segunda-feira, 04 de agosto, no auditório prof. José Luciano Pimentel, do campus de Maracanaú, foi ministrada por Marcelo Simas, orientador didático e professor de Geopolítica das Energias e Economia da Universidade Petrobrás, mais precisamente nos cursos de formação de novos empregados, educação continuada e MBAs da estatal. No evento, o palestrante abordou a geopolítica das energias.
O professor Virgílio Araripe, reitor do IFCE, destacou o potencial da Instituição na pesquisa e na pós-graduação e lembrou que o IFCE já possui, com os dois novos cursos, 5 programas de mestrado. Para o professor Auzuir Ripardo, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, essa expansão pode ser traduzida na quantidade, na diversificação de temas e na geografia, pois os programas estão indo também para os campi do interior e da região metropolitana.
Os diretores dos campi de Fortaleza, professor Antonio Moisés Filho de Oliveira Mota, e de Maracanaú, professor Júlio César da Costa Silva, ressaltaram que os dois novos mestrados refletem o sucesso de um trabalho feito em rede. Para Maurício Nunes, ex-aluno do curso de Tecnologia em Processos Químicos, do campus de Fortaleza e agora estudante do mestrado em Energias Renováveis, a expectativa é de crescimento e desenvolvimento de tecnologias.

O mestrado em Energias Renováveis é uma parceria entre os campi de Fortaleza e Maracanaú, com participação do campus de Caucaia. Já o mestrado em Ciência da Computação é uma parceria entre os campi de Fortaleza e Maracanaú. Prestigiaram ainda o evento, a pró-reitora de Extensão, Zandra Dumaresq; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, professor Ivam Holanda; o diretor do campus de Caucaia, professor Rodrigo Freitas e representantes de instituições e empresas.