Notícias
Maracanaú consegue participação na geração distribuída regulamentada pela Enel
Com a permissão da concessionária de energia Enel, conseguida no final de 2018, a unidade pode emprestar a energia produzida para a Enel e depois consumir essa energia. Atualmente, o IFCE de Maracanaú tem três plantas de energia solar fotovoltaicas, com produção somada de 8,2 kilowatt (kWp), ou mensalmente 960kWh/mês. Até o fim de julho mais uma planta será instalada.
De acordo com o professor Luiz Daniel Santos, que iniciou o primeiro sistema de geração solar em 2014, se forem contadas a produção das três plantas instaladas, duas por ele, e a outra pelo professor Sandro Jucá em parceria com a pesquisadora Renata Pereira, o campus tem uma geração média equivalente ao consumo de cerca de 50 ar- condicionados de 9000 BTUs, de acordo com dados de consumo e de eficiência energética disponibilizados pelo INMETRO/PROCEL.
Documentação da geração possibilitará mais pesquisas
Com a junção de forças entre os professores Luiz Daniel, Sandro Jucá, do campus de Maracanaú e da pesquisadora Renata Pereira foi elaborada a documentação para geração distribuída, um trabalho em que é necessário preparar todo um aporte documental para ser apresentado à concessionária de energia elétrica, sendo parte imprescindível para obtenção da permissão para que a produção do campus possa ser incorporada ao sistema de energia da ENEL.
“A regulamentação auxilia você ter um procedimento de como essa documentação tem que ser elaborada. Proporciona para a comunidade um material de pesquisa de como esse processo deve ser feito junto à concessionária”, explica o professor Luiz Daniel.
A projeção agora é focar na pesquisa que envolve uma ampla faixa de assuntos, desde a qualidade da energia, passando também por equipamentos até a parte documental. Além da pesquisa na graduação e até no ensino técnico, o campus de Maracanaú abriga o mestrado em Energias Renováveis do IFCE.