Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Estudantes de Maracanaú visitam Centro Tecnológico de Acessibilidade no Rio Grande do Sul
conteúdo

Notícias

Estudantes de Maracanaú visitam Centro Tecnológico de Acessibilidade no Rio Grande do Sul

Alunos do campus desenvolve ações de acessibilidade em empresa que teve processo de incubação no campus de Maracanaú
última modificação: 21/06/2022 10h29

Os estudantes Bruno de Lima, Magna Vitaliano e Iarley Bruno de Alencar Alves, do curso de Engenharia de Controle e Automação, do campus de Maracanaú realizaram visita técnica ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

 Os estudantes compõem a empresa Autolar Soluções e Projetos em Automação, que teve seu processo de incubação no próprio campus de Maracanaú. O estudante Bruno de Lima fala sobre a troca de experiências da visita: “O objetivo da visita ao CTA foi conhecer as suas tecnologias assistivas, apresentar as nossas soluções neste âmbito, comparar as nossas tecnologias assistivas para determinar o nível que elas estão e principalmente firmar parcerias, já que o CTA é um centro tecnológico de referência no quesito de desenvolvimento de tecnologias assistivas e acessibilidade digital”, comenta Bruno.

O trio de estudantes do campus viajou ao Rio Grande do Sul por meio de financiamento do programa Centelha. Em 2019, a equipe Autolar foi selecionada para receber um fomento de R$80.000,00 (oitenta mil reais), como uma das 28 equipes finalistas do edital daquele ano, concorrendo com mais de 856 ideias.

Programa Centelha

O Programa Centelha tem como objetivo fomentar ideias de inovação por meio da cultura empreendedora. É uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI.

Comunicação Social/ Maracanaú