Notícias
Estudantes de Maracanaú visitam Centro Tecnológico de Acessibilidade no Rio Grande do Sul
Os estudantes Bruno de Lima, Magna Vitaliano e Iarley Bruno de Alencar Alves, do curso de Engenharia de Controle e Automação, do campus de Maracanaú realizaram visita técnica ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Os estudantes compõem a empresa Autolar Soluções e Projetos em Automação, que teve seu processo de incubação no próprio campus de Maracanaú. O estudante Bruno de Lima fala sobre a troca de experiências da visita: “O objetivo da visita ao CTA foi conhecer as suas tecnologias assistivas, apresentar as nossas soluções neste âmbito, comparar as nossas tecnologias assistivas para determinar o nível que elas estão e principalmente firmar parcerias, já que o CTA é um centro tecnológico de referência no quesito de desenvolvimento de tecnologias assistivas e acessibilidade digital”, comenta Bruno.
O trio de estudantes do campus viajou ao Rio Grande do Sul por meio de financiamento do programa Centelha. Em 2019, a equipe Autolar foi selecionada para receber um fomento de R$80.000,00 (oitenta mil reais), como uma das 28 equipes finalistas do edital daquele ano, concorrendo com mais de 856 ideias.
Programa Centelha
O Programa Centelha tem como objetivo fomentar ideias de inovação por meio da cultura empreendedora. É uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI.
Comunicação Social/ Maracanaú