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Estudantes de Maracanaú que desistiram das aulas na pandemia são incentivados a retornar

Solicitação de reabertura de matrícula foi prorrogada até 07 de julho
última modificação: 01/07/2022 08h52

Se você frequentou algum curso técnico ou superior do campus de Maracanaú e, durante a pandemia da Covid-19, teve que largar às aulas; você tem agora uma chance de retornar aos estudos. Até o dia 07 de julho (prazo prorrogado), o estudante nessa situação pode solicitar a reabertura de matrícula e de uma forma bem simples, preenchendo um formulário eletrônico disponível neste link: https://forms.gle/2vJsTgf87n7gZ4s19

O técnico em Assuntos Educacionais do campus, Samoel Rodrigues, explica que o procedimento está sendo possível porque entre os semestres 2020.1 a 2021.1 não houve lançamento de "abandono" no sistema acadêmico: “As matrículas daqueles estudantes que deixaram de frequentar o curso em decorrência das consequências da Pandemia de Covid-19 estão na situação de "trancada compulsoriamente". Portanto, o estudante não perdeu sua vaga e pode retornar às atividades do seu curso para concluí-lo”, enfatiza o servidor.

Importante

Após 07 de julho, quem estiver nesta situação, e não solicitar a reabertura terá a situação acadêmica, no caso da matrícula, classificada como "abandono" no início do semestre 2022.2. É importante destacar que os discentes que já haviam solicitado a reabertura, não precisam fazer o procedimento novamente, uma vez que a solicitação já foi recebida pela Coordenação de Controle Acadêmico (CCA).

 Dúvidas

Se ainda ficou alguma dúvida, a Coordenaria Técnico Pedagógica elaborou um material com perguntas e resposta que contém informações sobre: atual situação de matrícula, processo de reabertura da matrícula, período de matrícula on-line e de início das aulas do semestre 2022.2, contatos dos setores responsáveis, dentre outras informações importantes. O material está disponível a seguir.

 

DÚVIDAS FREQUENTES

1. Qual a situação atual da matrícula daqueles que deixaram de frequentar o curso em meio ao contexto da Pandemia de Covid-19? 

Estão na situação de "trancada compulsoriamente", em razão das orientações previstas na Instrução Normativa N° 1/2021/PROEN/IFCE. Não houve lançamento de "abandono" em meio ao contexto da Pandemia de Covid-19. Portanto, a vaga ainda é sua e você pode retornar às atividades do seu curso e concluí-lo. 

2. Até quando a matrícula ficará na situação de "trancada compulsoriamente"?  

Até o dia 07 de julho de 2022, data em que se encerra a vigência da Instrução Normativa N° 1/2021/PROEN/IFCE. 

3. Que solicitação deve ser feita para retornar às atividades do curso? E qual o prazo para solicitar? 

Você deve solicitar a reabertura da matrícula até o dia 07 de julho de 2022, conforme previsto no calendário acadêmico do campus. 

4. Qual é o procedimento para solicitar a reabertura da matrícula? 

É bem simples. A solicitação de reabertura da matrícula pode ser feita de forma on-line. Basta preencher todos os campos do formulário que pode ser acessado no seguinte link: https://forms.gle/2vJsTgf87n7gZ4s19.  O formulário estará disponível para resposta até às 23h59min do dia 07 de julho de 2022. No formulário você precisa confirmar todas as informações pedidas. 

5. E quem já solicitou a reabertura da matrícula para o semestre 2022.2, deve fazer a solicitação novamente? 

Não precisa solicitar novamente. Sua solicitação já foi recebida pela Coordenação de Controle Acadêmico e durante o mês de julho entraremos em contato pelo e-mail que você informou no formulário de solicitação da reabertura.

6. E depois de fazer a solicitação de reabertura, como saber se a solicitação foi aceita? 

Sua solicitação será recebida e analisada pela Coordenação de Controle Acadêmico. Durante o mês de julho a Coordenação de Controle Acadêmico entrará em contato pelo e-mail que você indicou no formulário de solicitação da reabertura. Neste momento, a Coordenação de Controle Acadêmico irá informar se a sua solicitação foi aceita e, se for o caso, liberar o seu acesso ao Q-Acadêmico. Então, fique atento ao seu e-mail informado ao fazer a solicitação de reabertura.  

7. Depois de pedir a reabertura da matrícula, o estudante estará automaticamente matriculado nas disciplinas no semestre 2022.2? 

Não. O estudante deve estar atento ao período de matrícula on-line, entrar no Q-acadêmico e escolher as disciplinas para o semestre 2022.2. Lembrando que a matrícula nas disciplinas é realizada em três etapas: matrícula on-line, ajuste on-line e reajuste. 

Para estar regularmente matriculado o estudante deve estar matriculado nas disciplinas em, no mínimo, 12 créditos, salvo em situações excepcionais e devidamente justificadas. 

8. Qual a previsão do período de matrículas nas disciplinas para o semestre 2022.2? 

Será entre a primeira e segunda semana de agosto. As datas serão divulgadas em todos os canais de divulgação do Campus. 

9. Qual a data prevista para o início do semestre letivo 2022.2? 

Dia 15 de agosto de 2022. A data oficial será divulgada quando da divulgação do calendário acadêmico do semestre letivo 2022.2. 

10. Caso o estudante não solicite a reabertura da matrícula até o dia 07 de julho, como vai ficar a sua situação de matrícula?  

Será registrado o "abandono" do curso no Q-Acadêmico no início do semestre 2022.2. 

11. Tem interesse em retornar ao curso, mas não poderá retornar no semestre 2022.2? 

Ainda assim o estudante deve solicitar a reabertura da matrícula para o semestre 2022.2, até o dia 07 de julho, e depois se matricular regularmente nas disciplinas para garantir sua vaga. Depois de regularmente matriculado nas disciplinas, o estudante poderá solicitar o trancamento convencional da matrícula por um período de até 4 semestres letivos, de acordo com a sua situação particular, e tendo em vista os requisitos previstos no Regulamento de Organização Didática do IFCE.

12. E no caso dos estudantes que não têm interesse em retornar ao curso, como devem proceder? 

Neste caso, o estudante deve solicitar o cancelamento da sua matrícula, para possibilitar que a vaga seja ofertada em novos processos seletivos e contemplar novos futuros estudantes. 

13. Em caso de dúvidas sobre a solicitação de reabertura da matrícula, qual setor o estudante deve procurar?

O setor responsável é a Coordenação de Controle Acadêmico. O setor atende presencialmente no horário de 08h às 17h e pelos seguintes contatos: (85) 3512-8757 / 3512-8725 / 3512-8707, reaberturamatricula@maracanau.ifce.edu.br.

14. Em caso de dúvidas sobre trancamento de matrícula e outras situações específicas, qual setor o estudante deve procurar?

Pode entrar em contato com a Coordenadoria Técnico-Pedagógica. O setor atende presencialmente no horário de 08h00 às 20h00 e pelos seguintes contatos: (85) 3512-8717  |  ctp.maracanau@ifce.edu.br

 

Nota Comunicação Social/ Perguntas e Respostas (Coordenadoria de Controle Acadêmico)

*Nota atualizada em 01 de julho de 2022 devido a prorrogação do prazo de reabertura