Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Estudantes de Maracanaú participam de congresso no Piauí
conteúdo

Notícias

Estudantes de Maracanaú participam de congresso no Piauí

Eventos de Pesquisa

Seis trabalhos foram apresentados no evento pelos alunos do campus
última modificação: 04/12/2019 12h58

Estudantes do campus de Maracanaú do Instituto Federal do Ceará participaram do Encontro Unificado de Computação do Piauí – Enucompi, que aconteceu na metade do mês de novembro, em Teresina, Piauí. Os alunos apresentaram seis trabalhos, sendo 5 na categoria pôster e um na categoria oral.

O professor Sandro Jucá, do eixo de computação do campus de Maracanaú, enfatiza que entre os temas dos trabalhos estavam sistemas embarcados e internet das coisas, que geraram produtos como: Construção do Jogo Ice Cold Beer,  utilizando Sistema Embarcado IoT; Sistema de Confirmação de Refeição do Restaurante Acadêmico no IFCE - campus Maracanaú; Localizador de objetos em curtas distâncias baseado em Bluetooth BLE com monitoramento IoT via MQTT; Sistema Embarcado Linux para Reconhecimento de Vogais em LIBRAS Utilizando Aprendizagem de Máquina; Sistema Iot para Alerta de Emergência em Ambientes Internos e Aplicação IoT e Multiplataforma para Monitorar Temperatura e Umidade e Acionar Cargas em Ambientes Remotos.

12º ENUCOMPI

O ENUCOMPI é um dos mais importantes eventos de computação da região nordeste, especialmente no eixo Maranhão, Piauí e Ceará. Em paralelo ao evento, aconteceu o ERCAS (Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde), que discutiu tecnologias aplicadas a área de saúde.