Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Estudante de Maracanaú é Ouro na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
conteúdo

Notícias

Estudante de Maracanaú é Ouro na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

ASTRONOMIA

Emmanuel Gustavo Batista Paiva é aluno do 1° ano do curso Técnico Integrado em Mecânica
última modificação: 18/08/2021 10h21
Emmanuel Gustavo, estudante do ensino técnico integrado em Mecânica, é ouro na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA/2021). Foto: Arquivo pessoal.

Emmanuel Gustavo, estudante do ensino técnico integrado em Mecânica, é ouro na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA/2021). Foto: Arquivo pessoal.

Em seu primeiro ano no IFCE, o estudante Emmanuel Gustavo Batista Paiva já tem uma grande conquista em sua trajetória acadêmica: o estudante do ensino técnico integrado, do curso de Mecânica do campus de Maracanaú, acaba de ganhar a medalha de Ouro na Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA/2021.

O interesse pelo universo das estrelas vem desde a infância. No IFCE, veio a oportunidade de participar da disputa e, motivado pelo interesse em física, Emmanuel encarou o desafio. Conversamos com o estudante para entender a importância da conquista para ele e  saber da influência que a astronomia tem na vida dele. Confira, abaixo, a entrevista. 

O que você mais gosta dentro da astronomia?

A astronomia como um todo me envolve, porém, o que me chama mais a atenção é a imensidão disso tudo, por exemplo, para nós seres humanos o Sol é imenso, não tem como imaginar. Mas, se pegarmos Antares, que é uma estrela supergigante e colocarmos em comparação ao Sol, vamos ver que o Sol não é nada em relação à ela. Imagine à Terra? Imagine nós seres humanos?

Qual o significado da medalha de ouro para você?

Fico muito feliz com a conquista, ainda mais porque foi a minha primeira vez participando e tirar um resultado bom logo de cara é algo notável, mas, é apenas um detalhe diante da oportunidade que eu tive de fazer a prova, de tudo o que estudei e de tudo o que aprendi.

 Que ligação você destacaria entre a astronomia e o ensino regular. Alguma disciplina te puxou para a astronomia?

A astronomia envolve várias áreas, como Química, Física, Matemática, Geografia e até História. Acredito que através da astronomia nós podemos criar uma nova visão, fazer uma síntese e ver de uma maneira diferente essas matérias que nós estudamos na escola, mas, muitas vezes acabamos por não dar a devida importância. Em relação a disciplina que me motivou, destaco à Física que me deu uma boa base e me ajudou bastante durante à prova.

 

#Nota com foto - Descrição da Imagem: Foto do rosto do estudante em plano fechado. Ao fundo paredes brancas e elementos de decoração, típicos da sala de uma residência. 

 

Por: Comunicação Social Maracanaú