Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Estudante de Maracanaú é ouro em Olimpíada Internacional de Astronomia
conteúdo

Notícias

Estudante de Maracanaú é ouro em Olimpíada Internacional de Astronomia

Astronomia

Caio Vinicius de Oliveira Bento é estudante do curso integrado em Mecânica do campus de Maracanaú
última modificação: 18/08/2023 09h46
Exibir carrossel de imagens Caio Vinicius de Oliveira Bento é estudante do curso integrado em Mecânica do campus de Maracanaú. Foto: Arquivo Pessoal

Caio Vinicius de Oliveira Bento é estudante do curso integrado em Mecânica do campus de Maracanaú. Foto: Arquivo Pessoal

A conquista mais recente de Caio Vinicius veio do exterior. O estudante do IFCE de Maracanaú, que descobriu a astronomia aos 11 anos ao ser questionado sobre a formação do sistema solar, conseguiu, no final do primeiro semestre, o Gold Honour, o que equivale a medalha de ouro, ficando  entre os 7% melhores alunos na International Astronomy and Astrophysics Competition.

O sucesso de hoje é fruto de uma trajetória já consolidada. O estudante foi medalhista de Ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Também participou de seletivas presenciais de astronomia e astrofísica, em Barra do Piraí (RJ), sendo o único estudante do IFCE a ser selecionado para este evento. 

Contudo, sua primeira conquista foi um telescópio de 60 mm fundamental para fomentar nele o interesse no assunto. Caio faz parte do Clube de Astronomia e Astrofísica de Maranguape (CAAMPE), onde iniciou na divulgação da astronomia montando telescópios para observação em praças públicas.

No campus de Maracanaú, Caio encontrou um grande apoio para ações de divulgação científica, participação em eventos e provas. Ainda na Astronomia, Caio é astrofotógrafo. Abaixo, uma astrofotografia tirada por ele intitulada "Nebulosa da América do Norte, região Sadr e Cygnus Loop ", seguida de explicação da imagem.

Trio de nebulosas pertencentes à constelação de Cygnus, do céu do Norte. Foto: Caio Vinicius

“Esse trio de nebulosas pertence a constelação de Cygnus, do céu do Norte. O Cygnus Loop é uma remanescente de supernova. A Região Sadr é o complexo de nebulosas de emissão que se encontra nos arredores da estrela que dá o seu nome. A nebulosa da América do Norte é também uma região HII, recebe essa nomenclatura devido a sua semelhança com o continente. Estes dados foram registrados no final do ano passado. 

Para esta captura foi utilizado um filtro UHC para gerar maior contraste nas nebulosas de emissão, porém, filtros como este, comumente geram halos vermelhos em volta das estrelas. Para evitar este problema, resolvi utilizar as estrelas de uma imagem sem o filtro obtidas em 2020”.

Comunicação Social/ Maracanaú

 

#Nota com imagem da personagem 
Descrição da imagem: A foto, em plano fechado, mostra um jovem branco, de cabelos castanhos, com um casaco em tons escuros e uma camisa gola polo escura, além de um cordão verde no pescoço, que sustenta uma medalha que não aparece na imagem.