Notícias
Docente ensina a fazer protetor facial com material reciclável
Maracanaú
Docente utiliza materiais recicláveis para fazer a confecção de protetor facial. (Foto: reprodução/vídeo)
Em momentos de crise, as instituições de ensino têm o potencial para oferecer grandes contribuições à sociedade. Do campus de Maracanaú, o professor Venício Soares, do eixo da indústria, compartilha uma dica prática para a confecção de um protetor facial, feito com materiais recicláveis, uma alternativa nesses tempos de escassez deste tipo de produto no mercado e confinamento social.
Com a retirada e preservação da alça de um balde plástico (parte mais rígida de um galão de 3,6 litros), que pode ser de tinta, massa ou até de margarina é feito o suporte da viseira, que torna possível colocá-la na cabeça. A máscara é feita por meio do corte de uma garrafa pet de 2 litros, em suas partes superior e inferior, aproveitando a parte central, com uma folha transparente de 17 cm de altura.
Por meio de pequenos furos feitos na aba superior da viseira, espaçados de 5 cm horizontalmente, é feita a união por meio de abraçadeiras de nylon, da alça do balde, da viseira e do arame, que é colocado para aumentar a rigidez. Por fim, na parte de traseira da alça, é feito um corte para ajustar ao tamanho da cabeça. As partes separadas podem ser unidas por meio de um material elástico, como, por exemplo, ligas de dinheiro.
Um vídeo com explicativo foi produzido pelo docente para mostrar a confecção da máscara. Acompanhe!