Você está aqui: Página Inicial > Maracanaú > Notícias > Docente de Maracanaú é destaque em depósito de patentes e publicação de artigos
conteúdo

Notícias

Docente de Maracanaú é destaque em depósito de patentes e publicação de artigos

NOSSOS PESQUISADORES

O professor Francisco Frederico dos Santos Matos está voltado atualmente para à pesquisa na área de mecânica aplicada às energias renováveis
última modificação: 23/08/2021 11h11
O docente é revisor dos periódicos “Energy” e “Renewable”. (Foto:Guilherme Braga

O docente é revisor dos periódicos “Energy” e “Renewable”. (Foto:Guilherme Braga

No IFCE desde 2008, o professor Francisco Frederico dos Santos Matos é um dos nomes de destaque na pesquisa na área de mecânica. A publicação mais recente do docente é deste ano em uma revista qualis A3 da Capes, em que tratou da obtenção de curvas de desempenho de cataventos tradicionais utilizados em sistemas de dessalinização de água por osmose reversa.

O docente, que é revisor dos periódicos “Energy” e “Renewable”, tem um trabalho consistente tanto na publicação científica como também na pesquisa aplicada, o que se reflete em depósitos de patentes. Desde 2016 acumula publicações em diferentes revistas, sendo duas com qualis B2 e cinco com qualis B3. Em 2017, o pesquisador publicou a sua primeira patente relacionada às turbinas eólicas de eixo vertical. Já em 2019, foram mais quatro patentes sendo todas relacionadas à sua linha de pesquisa atual.

O professor Fred, como é conhecido no campus de Maracanaú, atualmente se dedica à pesquisa na área de mecânica aplicada às energias renováveis, mas, também tem um trabalho de grande repercussão relacionado à disciplina de mecânica dos fluídos, em que se destacam desde aplicações na produção de água potável por osmose reversa operacionalizada por cataventos tradicionais até ganhos de eficiência energética com melhorias geométricas de turbinas eólicas.

Além da atuação marcante na pesquisa, o docente tem um trabalho sólido no ensino, foi o primeiro coordenador do curso de Engenharia Mecânica do campus de Maracanaú, implantado em 2014.  O professor, que é doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca a importância da pesquisa para o desempenho dos cursos de graduação.

“No momento atual pode-se reforçar o fato de que a pesquisa científica está para um curso de graduação, assim como a vacina contra o Covid-19 está para o receituário de qualquer médico, ou seja, o resultado de uma pesquisa, validada com base na ciência, é a única ferramenta de precisão de qualquer profissional. O curso de graduação em engenharia mecânica do campus de Maracanaú não foge dessa regra, possuindo um excelente quadro de professores que fazem pesquisa de qualidade e a usam como elementos estruturantes de suas disciplinas”, afirma Fred. 

#Nota com Foto - Descrição da imagem: Foto em plano fechado do docente. Ao fundo um quadro com outras fotos.

Comunicação Social - Maracanaú