Setor de Comunicação Social
1) Comunicação pra quê?
A Comunicação tem como finalidade “tornar comum” qualquer informação que seja do interesse público, buscando os meios necessários para assegurar este acesso e garantindo a transparência dos atos administrativos. A Comunicação divide-se em externa e interna.
1.1) Comunicação externa
Abrange todos os atores e organizações que não integram o IFCE, campus de Limoeiro do Norte, mas que demandam informações ou que tenham interesse nas atividades desenvolvidas pela instituição.
1.2) Comunicação interna
Atende os diversos segmentos que integram a organização. No caso do IFCE, campus de Limoeiro do Norte, destaca-se os discentes, docentes, técnicos e terceirizados.
2) Quais os objetivos da Comunicação?
A atuação da Comunicação está relacionada aos diversos setores que compõem o IFCE, campus de Limoeiro do Norte. Do serviço de merenda aos estudantes até a divulgação de editais de aquisição de insumos. Para isso, a Comunicação trabalha para fortalecer a instituição, por meio de ações integradas, com fluxos definidos, atingindo os mais diversos públicos e assegurando o cumprimento da missão institucional. Veja outras atribuições nos âmbitos externos e internos conforme a Política de Comunicação do IFCE:
ÂMBITOS EXTERNO E INTERNO | Fortalecer e defender a marca. | Adequar a comunicação a cada público da instituição. | Divulgar as informações de interesse público. | Qualificar as informações divulgadas, garantindo que seja adequada ao público. | |
ÂMBITO INTERNO | Tornar a comunicação uma ferramenta de desenvolvimento estratégico. | Criar e consolidar fluxos entre a gestão e os servidores. | Conscientizar o público interno de que ele tem responsabilidade na construção da imagem do Campus de Limoeiro do Norte. | Otimizar recursos e materiais. | Criar uma unidade de discurso institucional e zelar pela aplicação. |
ÂMBITO EXTERNO | Ampliar o diálogo com a sociedade. | Apresentar e promover os serviços da instituição. |
Fonte: Política de Comunicação do IFCE
3) Quem faz Comunicação?
Todos os sujeitos que integram o campus de Limoeiro do Norte são atores do processo de comunicação. Para que a atividade comunicativa atinja o fim desejado, o campus dispõe de um Setor de Comunicação Social, com profissionais da área, para orientar e dar o suporte necessário às ações e serviços institucionais. São eles:
CARGO | ATIVIDADE |
Jornalista | Responsável por recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. |
Programador visual | Responsável por planejar serviços de pré-impressão gráfica. Realizar programação visual gráfica. Digitar, formatar e ilustrar textos; confeccionar boneco; definir tamanho da lombada; confeccionar prova digital; diagramar textos. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. |
Técnico em audiovisual | Responsável por montar e projetar filmes cinematográficos, manejar equipamentos audiovisuais utilizados nas diversas atividades didáticas, e na pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes ou discos virgens. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. |
Fonte: Política de Comunicação do IFCE
4) Qual o meu papel na Comunicação como servidor?
Todos os servidores do campus de Limoeiro do Norte têm papel fundamental nos processos comunicativos, tanto externo como interno. A ausência de comunicação ou a falta de planejamento da divulgação pode acarretar diversos prejuízos, tais como o esvaziamento da atividade, o desperdício de recursos, a geração de boatos etc. Para isso, cabe a cada servidor:
TODOS OS SERVIDORES | Estar cientes de que também é responsável pela construção da imagem do IFCE dentro e fora da instituição. | Quando autorizados pela instituição, atender à imprensa, respondendo aos questionamentos referentes ao tema indicado previamente e encaminhando os demais assuntos para conhecimento do Setor de Comunicação Social. | Encaminhar qualquer solicitação de divulgação conforme o fluxo definido pelo Setor de Comunicação Social. |
PESQUISADORES | Estar cientes de que a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do IFCE é parte inerente ao seu trabalho. | Estar disponíveis para atender à imprensa e aos comunicadores. | Respeitar os princípios da ética na pesquisa ao divulgar informações sobre os estudos realizados no âmbito do IFCE. |
COORDENADORES | Estar cientes de que a divulgação das informações do curso o qual coordenam é parte obrigatória de seu trabalho. | Manter atualizadas as informações dos cursos os quais coordenam. |
Fonte: Política de Comunicação do IFCE
5) Onde comunicar?
O Setor de Comunicação gerencia a divulgação em algumas plataformas do campus de Limoeiro do Norte e em mídias externas. São elas: Murais do campus; Página no Facebook (ifce.limoeiro); Perfil no Instagram (ifcelimoeiro); Portais; Site (www.ifce.edu.br/limoeirodonorte); Jornais; Rádios; TVs; WhatsApp institucional (em análise de criação).
6) Quais os serviços disponíveis?
São diversos os serviços que estão disponíveis, sejam eles impresso ou eletrônico. O Setor de Comunicação Social vai ajudar a definir qual mídia é mais eficaz para atingir a finalidade desejada. No entanto, antes de tudo, é preciso saber qual o público, qual mensagem será repassada e quem será o responsável.
Tomando por base o item 8 (Procedimentos de Comunicação) da Política de Comunicação do IFCE, define-se os seguintes fluxos:
O fluxo de solicitação de divulgação de informações ao Setor de Comunicação Social por outros setores e servidores do IFCE deverá obedecer aos seguintes roteiros:
a) Setor demandante -> parecer da chefia imediata -> Setor de Comunicação Social (avaliação do pedido) -> caso aprovado, execução -> aprovação pelo setor demandante -> divulgação;
b) Setor demandante -> parecer da chefia imediata -> Setor de Comunicação Social (avaliação do pedido) -> ajustes do pedido com o setor demandante -> execução -> aprovação pelo setor demandante -> divulgação;
c) Setor demandante -> parecer da chefia imediata -> Setor de Comunicação Social (avaliação do pedido) -> caso reprovado, justificar -> não é feita a divulgação.
Também existe o fluxo de solicitação de divulgação de informações ao Setor Comunicação Social por alunos do IFCE, que deverá obedecer aos seguintes roteiros:
a) Aluno demandante -> parecer da Coordenação do curso -> Setor de Comunicação Social (avaliação do pedido) -> caso aprovado, execução -> aprovação pelo setor demandante -> divulgação;
b) Aluno demandante -> parecer da Coordenação do curso -> Setor de Comunicação Social (avaliação do pedido) -> ajustes do pedido com o setor demandante -> execução -> aprovação pelo setor demandante -> divulgação;
c) Aluno demandante -> parecer da Coordenação do curso -> Setor de Comunicação Social (avaliação do pedido) -> caso reprovado, justificar -> não é feita a divulgação.
As demandas devem ser enviadas via SEI ao Setor de Comunicação Social (SCS-LIM): -> Tipo de processo - Organização e Funcionamento: Publicidade -> Incluir documento: Solicitação. A solicitação deve apresentar: justificativa, objetivo, público, data, horário, local, nomes, contatos dos responsáveis e anexos. A solicitação deve ser enviada aos seguintes setores: Setor de Comunicação Social (para avaliação do pedido); Chefia imediata/Coordenação de curso (para emitir parecer); Gabinete da Direção-geral (para conhecimento). Se a solicitação estiver ligada a um evento, a mesma deverá ser encaminhada também para a Comissão de Eventos. Caso as informações enviadas sejam insuficientes, o Setor de Comunicação Social vai requerer uma reunião com o demandante para dirimir as dúvidas. Confira os fluxos de Comunicação:
- Fluxo de atendimento de solicitações de Setores e servidores
- Fluxo de atendimento de solicitações de discentes
Vale destacar que o Setor de Comunicação Social poderá, independente de ser demandado, solicitar informações e gerar conteúdo baseado nas ações e projetos desenvolvidos pelos setores do IFCE.
A Política de Comunicação do IFCE estabelece ainda os critérios de aprovação dos produtos de comunicação (Item 8.5):
a) a sua perfeita acordância em relação ao solicitado pelo setor demandante e aos critérios de noticiabilidade e interesse público avaliados pelo Setor de Comunicação Social;
b) a ausência de informações sigilosas;
c) a autorização pela chefia imediata;
d) a ausência de informações antiéticas que tragam prejuízos a terceiros e à instituição;
e) a obediência aos prazos exigidos em editais específicos ou acordados entre o setor demandante e o Setor de Comunicação Social;
f) as condições técnicas e de pessoal do Setor de Comunicação Social em executar a demanda de produção dos produtos de comunicação;
g) a disponibilidade orçamentária.
Ressalta-se ainda, toda as demandas serão atendidas mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social.
Após isso, veja o fluxo necessário para o seu pedido de acordo com cada área.
Jornalismo
MATERIAL | VIA DE SOLICITAÇÃO | PRAZO PARA EXECUÇÃO | OBSERVAÇÕES |
Matéria para o site | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias, documentos e horário disponível para entrevista. |
Matéria para o rádio | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias, documentos e horário disponível para entrevista. |
Publicação de documentos no site | Solicitação via SEI | Até dois dias úteis | Encaminhar o referido documento, em formato PDF e a data para publicação. |
Publicação de fotos no site | Solicitação via SEI | Até dois dias úteis | Entregar o material em mídia móvel, no formato JPEG, com até 2MB de tamanho. |
Aviso nas mídias sociais (Facebook, Instagram e Whatsapp) | Solicitação via SEI | Até dois dias úteis | Informar qual o público e fornecer as informações necessárias, incluindo os documentos se necessários. |
Cobertura fotográfica e para mídias sociais (interna) | Solicitação via SEI (dois dias úteis antes do evento) | - | Informar o horário e a duração do evento. |
Cobertura fotográfica e para redes sociais (externa) |
Solicitação via SEI (cinco dias úteis antes do evento)
|
- | Informar o horário e local do evento e viabilizar o transporte. |
Divulgação em rádios | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Informar o horário disponível para entrevista |
Divulgação para mídias externas | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Informar o horário disponível para entrevista e para foto. |
Cobertura jornalística de evento | Solicitação via SEI | Até 30 dias úteis | Fornecer a programação completa do evento e os horários disponíveis para entrevista. |
Progrmador Visual
MATERIAL | VIA DE SOLICITAÇÃO | PRAZO PARA EXECUÇÃO | OBSERVAÇÕES |
Cartaz (A3 e A4) e avisos (impressos) | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. |
Cartão Mídia Social (Facebook, Instagram e Whatsapp) | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. |
Cartela para TV indoor | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. |
Banner digital para site institucional | Solicitação via SEI | Até cinco dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. |
Banners impressos (grandes formatos) | Solicitação via SEI | Até sete dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. |
Impressões coloridas | Solicitação via SEI | Até dois dias úteis | Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. |
Campanhas educativas |
Solicitação via SEI
|
Até vinte dias úteis |
Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. A demanda será atendida mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social. |
..Materiais gráficos diversos | Solicitação via SEI | Até vinte dias úteis |
Encaminhar todas as informações necessárias: finalidade, horário, local e documentos. A demanda será atendida mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social. |
Técnico em Audiovisual
MATERIAL | VIA DE SOLICITAÇÃO | PRAZO PARA EXECUÇÃO | OBSERVAÇÕES |
Vídeo de divulgação com duração de 30 seg. à 1 min. (material publicitário para mídias sociais e externas). | Solicitação via SEI. O solicitante deve se apresentar ao Setor de Comunicação Social e discutir com o setor: como pensa o produto, como será a produção, finalidade, e demais questões relevantes ao produto. | 30 dias | A demanda será atendida mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social. |
Vídeos documentários ou curta-metragens (acima de 1 min). | Solicitação via SEI. O solicitante deve se apresentar ao Setor de Comunicação Social e discutir com o setor: como pensa o produto, como será a produção, finalidade, e demais questões relevantes ao produto. | 60 dias | A demanda será atendida mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social. |
Cobertura em vídeo | Solicitação via SEI. O solicitante deve se apresentar ao Setor de Comunicação Social e discutir com o setor: como pensa o produto, finalidade, e demais questões relevantes ao produto. | 15 dias | A demanda será atendida mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social. |
Apoio à eventos com sonorização | Solicitação via SEI. O solicitante deve apresentar-se ao Setor de Comunicação Social e informar ao Técnico em Audiovisual o máximo de informações sobre o evento para planejamento. | 8 A 15 dias (a depender do evento e do local de realização) | A demanda será atendida mediante: prioridade de agendamento prévio, condições técnicas, planejamento da atividade e conciliação com a demais atividades programadas do Setor de Comunicação Social. |
7) Importante saber!
De acordo com a Política de Comunicação do IFCE:
● Os servidores e alunos do IFCE devem consultar o Setor de Comunicação Social todas as vezes em que precisarem utilizar a marca da instituição para produção de materiais de veiculação externa ou digital (outdoor, cartazes, banners, camisas, faixas, mídias sociais, etc.);
● No caso de materiais a serem produzidos pelos próprios servidores ou alunos, a consulta deverá ser feita com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis, apresentando justificativa, público, data, local, nomes, contatos dos responsáveis e anexos. Consideram-se anexos os layouts de convites, fôlderes, cartazes e páginas na internet. Deverá ser submetida prova do material produzido para verificação se está de acordo com as orientações emitidas;
● Em caso de materiais gráficos, virtuais e audiovisuais solicitados para serem produzidos pelo próprio Setor de Comunicação Social, a consulta deverá ser feita com antecedência mínima de 30 (trinta) dias, via SEI, apresentando justificativa, público, data, local, nomes, contatos dos responsáveis e anexos;
● Materiais produzidos à revelia da consulta não serão distribuídos pelo Setor de Comunicação Social;
● A marca do IFCE não poderá ser alterada de nenhuma forma, mesmo sob pretexto de acrescentar informações ou imagens, conforme orientações do Manual de Uso da Marca;
● Nenhuma pró-reitoria, diretoria, coordenação, setor, divisão, curso, projeto ou evento poderá alterar o logo do IFCE nem terá atendido pedido de produção de marca própria, salvo tratar-se de evento, programa, produto ou campanha específica.