Eventos e Minicursos
última modificação
18/11/2024 16h26
Nesta página você vai encontrar informações sobre como proceder para a criação de eventos e minicursos no IFCE - campus Limoeiro do Norte. É destinada aos docentes e técnicos administrativos do campus.
- Inicialmente se deve cadastrar o evento ou minicurso na plataforma SIGPROEXT.
- Existem diferentes tipos de ações: Programas, Projetos e Eventos. Os programas em geral duram no mínimo 1 ano, os projetos no mínimo 3 meses e os eventos no máximo 7 dias consecutivos.
- Os minicursos entram na categoria de eventos e devem ter no máximo 39 horas de duração. Caso seja de 40 horas ou mais devem ser cadastrados como cursos FIC.
- Caso se deseje fazer um minicurso que dure mais do que 7 dias corridos, deve-se dividir o mesmo em módulos de uma semana e realizar o cadastro individual de todos. Observe que a soma das horas dos módulos não pode ser maior que 39, pois se tornaria um curso FIC.
- A data de inicio da ação deve ser no mínimo de 15 dias após a data em que se realiza o cadastro na plataforma SIGPROEXT. Este prazo serve para que o evento seja avaliado pelas instâncias competentes antes do evento ocorrer, garantindo que satisfaça todas as condições necessárias para que possa acontecer.
- Após a conclusão da ação, é necessário cadastrar o relatório final da mesma, preenchendo os respectivos campos diretamente na plataforma do SIGPROEXT. Caso não seja feito este cadastro no prazo de 30 dias após a finalização da ação, o servidor fica com pendências e impossibilitado de cadastrar novas ações até que a situação seja regularizada.
- Após o cadastro do minicurso, caso seja necessário realizar algum tipo de processo de seleção, o servidor pode utilizar o seguinte modelo de edital.
- Caso o servidor deseje que seja feito uma preparação de artes e divulgação nas mídias oficiais do campus, após o cadastro no SIGPROEXT da ação deve enviar uma solicitação via SEI para a coordenação de extensão (setor: CEPPI-LIM, tipo processo: Organização e Funcionamento - Publicidade) com as informações relevantes a serem divulgadas (breve descrição, datas, carga horária, ...).
- Ao final do evento ou minicurso o servidor responsável deve fazer o relatório final na plataforma SIGPROEXT. Somente quando este relatório tiver sido feito que é possível emitir os certificados e declarações.
- As declarações para a equipe de execução e organização do projeto (palestrantes, ajudantes, demais professores, ...) podem ser emitidas pelo responsável do cadastro do evento ou minicurso no SIGPROEXT, conforme a seguinte resolução e modelos. Entretanto, a própria plataforma do SIGPROEXT já possui esta função implementada, bastando para isso acessar o sistema e clicar em "declaração" ao lado de cada nome cadastrado.
- Caso o responsável pelo evento deseje adicionar ou retirar algum participante de equipe de execução do evento, deve pedir por e-mail ao coordenador de extensão esta alteração antes de anexar o relatório final e no máximo 30 dias após o fim do evento.
- Os certificados para os participantes em breve serão emitidos automaticamente pela própria plataforma SIGPROEXT, entretanto tal funcionalidade ainda não está ativa. Para emiti-los atualmente, o servidor responsável pelo evento deve preencher o relatório final da ação e enviar por e-mail à coordenação de extensão o seguinte formulário junto com a seguinte Lista de participantes.
- É imprescindível que os dados enviados estejam corretos. Após a emissão dos certificados não é possível fazer alterações. Verifique com os participantes se os dados estão corretos antes de enviar a lista definitiva para a coordenação de extensão.
- No formulário devem ser informados (conforme cadastrado no SIGRPOEXT):
- Título do evento;
- Tipo de evento (palestra, fórum, mesa redonda, minicurso, ...);
- Período em que ocorreu;
- Onde ocorreu ou plataforma utilizada (caso de eventos virtuais);
- Carga horária total;
- No caso de minicursos, o conteúdo programático simplificado.
- Na Lista de Participantes devem ser informados somente os nomes completos (não inclua outras informações como CPF, RG, ...).
Nayara Coriolano de Aquino
Coordenadora