conteúdo

Linhas de pesquisa

última modificação 08/02/2024 11h18

Área de Concentração: Tecnologias Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

A proposta desta área de concentração está centrada no ensino do conhecimento em base interdisciplinar fazendo interface com as engenharias, as tecnologias, as ciências ambientais, as ciências humanas e a saúde. Visa à criação de novas tecnologias para o tratamento e aproveitamento de águas residuárias, efluentes líquidos ou gasosos industriais e resíduos sólidos; utilização de instrumentos de gestão ambiental de maneira a subsidiar o planejamento e a gestão ambiental e sua inserção nas políticas públicas urbanas de desenvolvimento sustentável regional; desenvolver futuras fontes de energias que estejam comprometidas com a viabilidade econômica e com menores impactos ambientais. Além de promover conhecimentos científicos a partir de estudos teórico-metodológicos com abordagens multidisciplinares que possam gerar investigações sobre a relação entre a natureza e o homem, avaliando os impactos no desenvolvimento em suas dimensões: humanas, culturais, sociais e físicas, visto que, “não se pode mais pensar no desenvolvimento de forma unilateral, sem levar em consideração as várias dimensões” que o compõe.

Linha de Pesquisa 1: Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais

Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos sobre os conceitos, as técnicas e metodologias aplicadas ao desenvolvimento sustentável do meio ambiente, a preservação dos recursos naturais, ao desenvolvimento de sistemas renováveis de energia e os impactos das transformações ambientais na sociedade e na saúde humana.

Linha de Pesquisa 2: Educação Ambiental e Desenvolvimento Ecológico

Esta linha de pesquisa envolve o estudo de diferentes teorias do desenvolvimento, trazendo discussões sobre conceitos de interdisciplinaridade em ciências ambientais, em educação ambiental, para o lazer e atividade física. A linha tem uma visão interligada da questão ambiental e do desenvolvimento humano sob a ótica ecológica, física, social, lúdica e cultural, considerando as relações estabelecidas entre o homem e a natureza, além de investigar como se dá o desenvolvimento em espaços educativos formais e não formais.