Você está aqui: Página Inicial > Instituto > Conselhos e órgãos colegiados > Avaliação Institucional Interna e Externa
conteúdo

Avaliação Institucional Interna e Externa

última modificação 04/05/2022 15h48

Apresentação


A Avaliação Institucional constitui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que foi instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 do Ministério da Educação e consiste em promover:

  • a melhoria da qualidade da educação superior;
  • a orientação da expansão de sua oferta;
  • o aumento permanente da sua eficácia institucional e de sua efetividade acadêmica e social;
  • o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior;
  • a condução do processo avaliativo interno da instituição é de responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação – CPA;
  • as avaliações externas (recredenciamento, reconhecimento de curso e renovação de reconhecimento de curso) é de responsabilidade do Ministério da Educação - MEC.

Sobre a Avaliação Institucional Interna


A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem por finalidade a implementação do processo de autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

A CPA atuará com autonomia, em relação aos demais Conselhos e demais órgãos colegiados existentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Sobre a Avaliação Institucional Externa


Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.

A avaliação externa vai comparar os objetivos, resultados e dificuldades declarados pela instituição em sua autoavaliação e o que os avaliadores  externos observarem acerca da realidade institucional. 

Relatórios da CPA


 

Documentos


Regimento interno CPA

Resolução Nº 12/2013 - Alteração no Regimento da CPA

Contatos


Comissão Própria de Avaliação

Presidente da CPA - Francisco José Calixto de Sousa

Endereço: Av. Dr. Guarani, nº 317, Bairro Jocely Dantas de Andrade Torres. Sobral-CE.

CEP: 62042-030 - Telefone: (88) 3112.8100 / (88) 99711.3343

E-mails: cpageral@ifce.edu.br; francisco.calixto@ifce.edu.br

 

Processo Eleitoral - CPA 2018-2022


A escolha dos componentes da Comissão Própria de Avaliação e das subcomissões próprias de avaliação de cada campus é feita mediante votação direta de membros de cada um dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes) e indicação do gestor máximo da unidade - reitor ou diretores-gerais (apenas no que se refere aos representantes da sociedade civil organizada ou quando não há candidatos para algum dos demais segmentos). Confira abaixo os documentos do processo de escolha para o quadriênio 2018-2022.

Edital de Convocação e Normas do Processo Eleitoral - CPA 2018-2022

Resultado Final - Edital de Convocação e Normas do Processo Eleitoral - CPA 2018-2022

Portaria nº  75/2019

Portaria Nº 1052 - Constitui a Comissão Própria de Avaliação (CPA) Geral

Portaria nº 1185/2021 - Atualiza a composição dos membros da CPA

 

Processo Eleitoral - CPA 2013-2017


A escolha dos componentes da Comissão Própria de Avaliação e das subcomissões próprias de avaliação de cada campus é feita mediante votação direta de membros de cada um dos segmentos que compõem a comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes) e indicação do gestor máximo da unidade - reitor ou diretores-gerais (apenas no que se refere aos representantes da sociedade civil organizada ou quando não há candidatos para algum dos demais segmentos). Confira abaixo os documentos do processo de escolha para o quadriênio 2013-2017.

Resultado Final - Edital de Convocação e Normas do Processo Eleitoral - CPA 2013 

Edital de Convocação e Normas do Processo Eleitoral - CPA 2013