Notícias
Projeto do IFCE promove exposição de escritores afro-brasileiros e combate ao racismo estrutural
NEABI
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Iguatu do IFCE promove, até dezembro, o projeto "Negrovivências: Exposição de Escritoras e Escritores Afro-Brasileiros", coordenado pelo professor Emerson Cristian Pereira dos Santos e executado pela bolsista do curso de Serviço Social Ana Paula Gonçalves. A iniciativa busca dar visibilidade e valorizar as produções literárias de autores negros, além de contribuir com o combate ao racismo estrutural.
Através de exposições e rodas de conversa, as obras e trajetórias de vida de escritoras e escritores afro-brasileiros serão apresentadas em diferentes espaços do campus, como nos corredores e nas salas de circulação das unidades Areias e Cajazeiras, além de escolas das redes Estadual e Municipal de Iguatu. A programação tem como foco principal o mês de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, mas atividades serão realizadas ao longo de todo o período de execução do projeto. Além disso, serão ofertadas oficinas de bonecas Abayomis e literatura negra.
A proposta do projeto surge em resposta à histórica marginalização das vozes negras na literatura brasileira e à necessidade de se promover uma educação que valorize a diversidade étnico-racial e assim fomentem uma consciência crítica e antirracista nos estudantes e servidores da educação. O projeto também oferece aos professores a possibilidade de envolver suas turmas em momentos de reflexão e debate sobre as questões abordadas. As atividades podem ocorrer mediante solicitação da comunidade acadêmica e local por meio do e-mail: cristian.santos@ifce.edu.br.