Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Notícias > IFCE Iguatu promove projeto de combate ao capacitismo em escolas da região
conteúdo

Notícias

IFCE Iguatu promove projeto de combate ao capacitismo em escolas da região

NAPNE

As atividades envolverão escolas da região e serão desenvolvidas até dezembro
última modificação: 17/09/2024 14h13

O campus Iguatu do Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), lançou o novo projeto de extensão intitulado “Inclusão na educação: NAPNE em foco” voltado à inclusão educacional e à conscientização sobre capacitismo. A iniciativa, que começou no dia 16 de setembro e se estenderá até 31 de dezembro de 2024, contará com diversas atividades em escolas públicas do município, além do próprio IFCE. O projeto é direcionado a estudantes com deficiência, seus professores, gestores e a comunidade escolar em geral, abrangendo tanto escolas estaduais o Instituto.

O projeto inclui rodas de conversa, workshops, encontros com as famílias sobre inclusão de PCDs, oficinas de Libras, Braile e audiodescrição, dentre outras ideias. O objetivo das ações é fortalecer o debate sobre capacitismo (a discriminação contra pessoas com deficiência) e promover a inclusão de estudantes com necessidades específicas. A primeira etapa, que já iniciou no dia 16 de setembro, envolverá quatro rodas de conversa em escolas locais: Colégio Adauto Bezerra, EEMTI Filgueiras Lima, Liceu de Iguatu e EEMTI Daurea Lopes.

As atividades realizadas em outubro e novembro buscam envolver professores e estudantes também através da alusão a datas importantes, como o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado em 21 de setembro, e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, em 22 de setembro. As ações serão avaliadas com base na participação, questionários e encontros avaliativos em cada escola.

Além disso, em outubro haverá um Encontro Pedagógico IFCE-campus Iguatu cujo tema será voltado para educação de Pessoas com Deficiência (PcD) e o uso de metodologias inclusivas em sala de aula. Com o projeto, o NAPNE espera impactar diretamente entre 50 e 100 pessoas, fortalecendo a educação inclusiva na região por meio do ensino, pesquisa e extensão.