Pós-graduação em Gestão de Micro Pequenas e Médias Empresas
Apresentação
O curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas conta com duas linhas de pesquisas que tenta incorporar os estudos e avanço das teorias e dos métodos da prática gerencial, dentro do arcabouço de base tríplice - estratégias, mercados e geração de valor, que representa a área de competência central do curso. Linha de Pesquisa 1 - Gestão Estratégica A linha de Gestão Estratégica envolve estudos que se concentram no avanço das teorias e da prática gerencial da formulação e realização de estratégias, em suas três dimensões. Uma que diz respeito às decisões relacionadas ao tipo de negócio no qual a empresa deve atuar (estratégias corporativas). Outra que diz respeito às decisões que se relacionam ao modo como a organização compete ou se posiciona no mercado em relação ao seu negócio (estratégias competitivas). E a terceira, às decisões que sustentam as mudanças na dimensão operacional das organizações (estratégias funcionais). Linha de Pesquisa 2 - Mercados e Geração de Valor A linha de Mercados e Geração de Valor envolve o estudo das teorias e das práticas ao longo da cadeia de valor. Neste sentido, a dimensão mercados compreende os processos de negócios com foco no consumidor e a adequada gestão dos esforços de inovação e marketing, alinhados às estratégias da empresa. A dimensão da geração de valor foca os temas econômico-financeiro, ambiental e social da empresa com o objetivo de gerar sustentabilidade nos negócios. O curso tem como objetivo, capacitar em nível de especialização, profissionais empreendedores capazes de implementar, gerenciar, manter e desenvolver continuamente micro, pequenas e médias empresas, para que sejam competitivas e comprometidas com o desenvolvimento sustentável local, regional e nacional.
O egresso do Curso de Pós Graduação em Gestão de Micro, Pequenas e Médias Empresas, do IFCE campus Iguatu deverá desenvolver a capacidade de identificar problemas e propor soluções; desenvolver novas soluções em gestão, processos e produtos; assumir riscos; desenvolver novos negócios. Assim, espera-se que ele possa atuar de maneira efetiva, lógica e flexível dentro das organizações e na sociedade, com uma postura racional e empreendedora. Ao final do curso espera-se que o estudante detenham um conjunto de conhecimentos: I) TÉCNICOS – essenciais para as habilidades decisórias e de planejamento na gestão das micro, pequenas e médias empresas; II) SOCIAIS – voltados ao lado humano, intelectual e aos valores que norteiam o ambiente micro e macro-organizacional; III) CIENTÍFICOS – já que a base teórica tenderia a explorar o raciocínio crítico dos estudantes.
Modalidade de oferta: Presencial.
Duração: Até 24 meses
Forma de ingresso: Edital.
Carga horária: 480 horas
Turno de funcionamento: Noite (terça, quarta e quinta).
Local de funcionamento: Unidade I (Areias)- Rua Deoclécio Lima Verde, s/n. Bairro Areias, Iguatu-CE. Cep 63500-000.
Coordenador(a)
Maria Antunizia Gomes
E-mail: antunizia.gomes@ifce.edu.br
Telefone: (85) 3455-3037 | Confira todos os contatos e ramais do campus aqui.
Edite o tile para adicionar o código que será incluído.