A Diretoria de Assuntos Estudantis, criada em 2013, tem o objetivo de planejar, incentivar e apoiar a melhoria do desempenho acadêmico e a educação integral do estudante, reduzindo a evasão e repetência.
Com efeito, as atribuições da Diretoria estão relacionadas a políticas para os estudantes, sobretudo no que se refere às questões sobre moradia estudantil, alimentação, cultura, esporte e atendimento pedagógico e psicossocial.
Neste propósito, o diálogo permanente constitui o eixo basilar da Diretoria de Assuntos Estudantis, sendo fundamental a articulação com as representações estudantis, Pró-reitorias de Administração, Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.
Atribuições
- Elaborar o seu Plano Anual de Ação;
- Intermediar junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) Colégio de Dirigentes (COLDIR) e ao Conselho Superior (CONSUP) assuntos de interesse desta Diretoria;
- Articular-se com as Pró-reitorias e representações estudantis para a elaboração de políticas relacionadas aos estudantes;
- Contribuir, em articulação com as Pró-reitorias e representações estudantis, para a redução dos percentuais de retenção e evasão;
- Propor, em articulação com a Pró-Reitoria de Extensão a realização de evento acadêmico, social, cultural e desportivo aos estudantes;
- Incentivar a participação dos alunos em atividade técnico-científica, desportiva e cultural do IFCE;
- Articular-se com os profissionais da assistência social, assistência de saúde e psicopedagógico dos campi;
- Articular-se com os Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFCE;
- Articular-se com o Diretório Central dos Estudantes, Grêmios e Centros Acadêmicos para estimular a produção de eventos acadêmicos, políticos, culturais e esportivos;
- Propor estudos para identificar o impacto dos investimentos governamentais na permanência do estudante e na conclusão dos cursos;
- Planejar a avaliação da política implementada para os estudantes em situação de vulnerabilidade sócio-econômica;
- Representar, quando designado, o IFCE em eventos relacionados à sua competência;
- Fornecer informações relacionadas aos assuntos estudantis para o sítio do IFCE;
- Praticar demais atos de sua atribuição, ainda que não especificados neste artigo.
Contato
Ana Caroline Cabral Cristino (Diretora)
Lattes
E-mails: ana.caroline@ifce.edu.br/dae.reitoria@ifce.edu.br
Telefone: (85) 3401 2342
Instituto Federal do Ceará
Diretoria de Assuntos Estudantis
Rua Jorge Dumar, 1703, Jardim América
60.410-426 Fortaleza - CE
Telefones: Diretora - (85) 3401 2342 / Assistentes Sociais Sistêmicas - 3401 2340 / Nutricionistas Sistêmicas - (85) 34012342 / Técnica em Assuntos Educacionais Sistêmica - (85) 34012340 / Assistentes em Administração -34012341
Seguro para alunos
Seguro para alunos – destinado a subsidiar plano de acidentes pessoais coletivo para alunos em estágio obrigatório, regularmente matriculados, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Garantias do seguro: Morte Acidental (MA), Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA) e Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas (DMHO).
DOCUMENTO DE INTERESSE DO ESTUDANTE
Obs: Para maiores informações acerca do seguro estudantil, procure a DAE.
Contato: (85) 3401 2340/3401 2341/34012342
Programa Bolsa Permanência
Portaria Ministerial nº 389, de 09 de maio de 2013 - Cria o Programa Bolsa Permanência e dá outras providências.
Manual de Gestão do Programa Bolsa Permanência - Estabelece orientações e procedimentos para o programa.
Resolução 13/FNDE - Estabelece procedimentos para o pagamento de bolsas no âmbito do Programa Bolsa Permanência para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos de graduação de instituições federais de ensino superior.
Resolução nº 009, de 04 de março de 2016 - Aprova o Regulamento do Programa Bolsa Permanência no IFCE.
Manual do Sistema de Gestão do Bolsa Permanência - Orienta os usuários na operacionalização do sistema SISBP.
Ofício-Circular nº 2/2016/DIPES/SESU-MEC - Suspensão de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência.
Nota Explicativa (07.03.2018)
Informamos que novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência (PBP) encontram-se suspensas pelo Ministério da Educação, de acordo com o ofício-circular nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC, de 11 de maio de 2016, encaminhado aos dirigentes dos IFES. Ressaltamos que novas inscrições para estudantes indígenas e quilombolas continuarão a ser realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Bolsas – SGB/SESSu/MEC em dois períodos ao ano, no primeiro e segundo semestres, sendo as datas disponibilizadas pelo MEC.
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