Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Tese de docente é premiada em congresso nordestino
conteúdo

Notícias

Tese de docente é premiada em congresso nordestino

PRODUÇÃO ANIMAL

Abner Girão ganhou prêmio de melhor tese no XVI Congresso Nordestino de Produção Animal
última modificação: 02/12/2022 09h08
Foto: arquivo pessoal Girão é professor da graduação em Zootecnia do IFCE Crato

Girão é professor da graduação em Zootecnia do IFCE Crato

A tese de doutorado do professor Abner Girão, da graduação em Zootecnia do campus de Crato, ganhou o prêmio de melhor tese no XVI Congresso Nordestino de Produção Animal. A premiação foi entregue nesta quinta-feira (1), em Fortaleza. Girão é doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

A pesquisa avaliou o efeito do uso da torta de mamona destoxificada como suplemento e da torta de mamona in natura como adubo orgânico sobre o desempenho, controle de parasitas gastrintestinais e viabilidade econômica de ovinos terminados em pastagem irrigada de capim-tamani. A torta de mamona, além de melhorar o solo, controla vermes nos ovinos criados em pastagens - tudo isso de forma natural, segura e sustentável.

"É uma honra e uma satisfação imensa receber o prêmio. Um reconhecimento ímpar da comunidade científica face aos resultados apresentados e à dimensão do trabalho", conta o professor. Ele aproveitou para deixar palavras de incentivo aos estudantes: "Aos discentes e jovens pesquisadores que iniciam suas atividades na área cientifica, continuem, sonhem, façam a sua parte, estudem, desenvolvam-se e busquem alcançar tudo o que desejam. Orientadores podem abrir portas, mas você mesmo tem que passar por elas".

Congresso

Além da premiação de melhor tese para o professor Abner Girão, o campus de Crato esteve presente no Congresso Nordestino de Produção Animal, realizado em Fortaleza, com dez trabalhos apresentados nas áreas de reprodução animal, produção de ruminantes e extensão rural. Os professores Marcus Góes e Gabriela Liberalino Lima, da graduação em Zootecnia, também participaram do evento como moderadores de seções científicas.

Alissa Carvalho - campus Crato