Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Solenidade marca início de capacitação para professores de Nova Olinda
conteúdo

Notícias

Solenidade marca início de capacitação para professores de Nova Olinda

AÇÕES DE EXTENSÃO

Convênio entre prefeitura e IFCE Crato oferta curso de Língua Portuguesa
última modificação: 26/02/2018 11h42
Exibir carrossel de imagens Foto: Alissa Carvalho Servidor do IFCE, Augusto Monteiro é o responsável pelas aulas.

Servidor do IFCE, Augusto Monteiro é o responsável pelas aulas.

Uma solenidade com a presença de representantes do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará, da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Nova Olinda marcou a assinatura oficial do convênio e o início das atividades do Curso de Atualização em Língua Portuguesa, capacitação oferecida pelo IFCE para cerca de cem professores da rede municipal de ensino de Nova Olinda. Esse é o pontapé inicial do projeto, que deve levar o curso a outros municípios da região do Cariri.

O objetivo da capacitação é contribuir para o aperfeiçoamento da educação básica na região por meio do ensino contextualizado da língua portuguesa. "Os professores de ensino fundamental precisam ter outro olhar sobre a língua, principalmente no aspecto da contextualização, para fazer do aluno um participante no processo criativo", explica Augusto Monteiro, servidor do IFCE responsável pela formação.

Na ocasião, o diretor-geral do IFCE, Joaquim Rufino Neto, aproveitou para destacar a importância da parceria e da atuação do governo federal, por meio do IFCE, para que o objetivo seja atingido: "Ações do tipo devem ser feitas de forma gradativa, por meio desse 'braço' do governo federal, no sentido de levar à melhoria da educação de nível básico nos nossos municípios".

A solenidade também contou com a presença dos professores que farão o curso. Entre eles, a expectativa era positiva: "Eu acredito que será muito rico em conhecimento e que todo o aprendizado durante esse período vai ser de muita valia para a gente e para os nossos alunos. Isso vai refletir de forma positiva na aprendizagem deles", disse Fátima Barbosa, assessora técnica da Secretaria de Educação. Professora de diversas disciplinas, Darlenny Santana concordou: "A expectativa que a gente sempre tem é aumentar nosso conhecimento, essa questão de estar sempre se reciclando e aprimorando um pouco mais a nossa prática".

Para a secretaria de educação de Nova Olinda, Ana Célia Matos, o curso é uma forma de valorizar a carreira do professor e de oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional: "É um curso que vai fortalecer bastante o conhecimento dos professores. A gente sabe que é necessário estudar diariamente".

A capacitação
O curso é composto de 240 horas de aulas práticas e teóricas, influenciadas pelo contexto em que alunos e professores estão inseridos. "É um estudo bem aprofundado da língua portuguesa, mas sem complicação, de modo que, ao fazer o curso, os professores terão um conhecimento maior da teoria que envolve a área", explica Augusto Monteiro. Com professores mais bem capacitados na rede básica de ensino, os alunos se sairão melhor na sala de aula. Uma boa interpretação de texto, por exemplo, ajuda-os a compreender com mais facilidade o conteúdo e as questões de outras disciplinas, como ciências e matemática. As aulas ocorrerão às terças-feiras, de 18h às 22h, e terão início no dia 20 de fevereiro.