Notícias
Servidora publica artigo sobre práticas indígenas
TRADIÇÃO INDÍGENA
A tradição indígena é objeto de pesquisa da servidora Verioní Bastos, do campus de Crato do IFCE. Ela acaba de publicar o artigo "Práticas ancestrais de cura: patrimônio imaterial arqueológico sob a epistemologia da arqueologia social inclusiva (asi) na vila Mororó, Santana do Cariri – CE, BR", na revista científica Acesso Livre, uma publicação da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional.
Ela explica que a pesquisa é uma forma de valorizar o conhecimento indígena: "O objetivo é reconhecer as práticas ancestrais de cura produzidas pelos descendentes dos índios kariris na Chapada do Araripe e promover a proteção e a salvaguarda desse patrimônio cultural e imaterial". A pesquisa foi realizada na Vila Mororó, no município de Santana do Cariri (CE).
O artigo está disponível no site da revista Acesso Livre. A edição tem como temática "Patrimônio ameaçado", que traz uma seleção de textos sobre patrimônios materiais e imateriais brasileiros, com o objetivo de "alimentar o debate sobre patrimônio, mas também sobre política, produção de conhecimento e gestão pública".