Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Projeto do campus é tema de artigo em coletânea
conteúdo

Notícias

Projeto do campus é tema de artigo em coletânea

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Artigo foi escrito pela psicóloga Emilia Trigueiro
última modificação: 06/11/2017 13h29

O projeto "Educação para a Vida", desenvolvido no primeiro ano dos cursos de ensino técnico integrado ao médio do campus de Crato do IFCE, é tema de artigo publicado na coletânea "Práticas em Psicologia Escolar: do Ensino Técnico ao Superior", lançada em setembro e disponível no link. O artigo foi escrito por Emília Trigueiro, psicóloga do campus e uma das responsáveis pela coordenação do projeto.

No artigo intitulado Projeto Educação para a Vida – Um relato de experiência, Emília apresenta os objetivos e algumas das ações já realizadas pelo projeto, que foi desenvolvido em 2016 para trabalhar com mais profundidade alguns temas transversais no ensino. Assuntos como protagonismo juvenil, técnicas e metodologias de estudo e o uso de redes sociais são apresentados em sala de aula, de forma dinâmica e participativa. Os alunos expõem suas ideias e constroem conhecimento por meio da participação.

Segundo Emília, o projeto é inspirado em uma ação semelhante realizada pelo Instituto Federal de Goiás. Além de atuar na formação cidadã dos estudantes, o PREVIDA permite que a Instituição conheça melhor os seus alunos, para que eles sejam orientados desde o início e se sintam mais seguros.

Coletânea
Com quatro volumes, a publicação foi organizada pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Piauí/UFPI e editada pela EDUFPI. A coletânea traz artigos sobre a atuação de psicólogos escolares em diversas regiões do Brasil, do ensino Tecnológico ao Superior, em especial na rede federal de ensino. O objetivo é apresentar um panorama do que vem sendo desenvolvido pelos profissionais de psicologia escolar. O artigo de Emília Trigueiro está no capítulo quatro do segundo volume da coletânea, disponível no site http://www.ufpi.br/e-book-edufpi.

 

por Alissa Carvalho