Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Projeto de estudantes é selecionado para programa Campus Mobile
conteúdo

Notícias

Projeto de estudantes é selecionado para programa Campus Mobile

TECNOLOGIA

Aplicativo é voltado para população LGBT e será apresentado em São Paulo
última modificação: 27/01/2020 07h53
Foto: Geo Brasil Cláesia Costa e Alex Nascimento são integrantes da equipe do app Entendido

Cláesia Costa e Alex Nascimento são integrantes da equipe do app Entendido

Um projeto de três estudantes do bacharelado em Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE foi selecionado para participar do programa Campus Mobile, um concurso de ideias e soluções para dispositivos móveis realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Alex Nascimento, Alex Rodrigues e Claésia Costa estão desenvolvendo o Entendido, um aplicativo para a população LGBT.

O aplicativo concorre na categoria Diversidade e tem como objetivo ampliar o acesso à informação, principalmente com relação a direitos e segurança e divulgando também oportunidades e capacitações profissionais e educacionais. Alex Nascimento explica que a ideia surgiu para um trabalho de conclusão do curso: "Escolhi a comunidade LGBT como meu público, fiz um formulário, obtive 670 respostas e com base nas respostas fomos montando os eixos do aplicativo".

Segundo Claésia, o foco do app é a informação: "Por exemplo, lá teremos um mapa que mostrará os locais em que houve casos de violência. Tem também a questão do acesso a leis relacionados ao tema. Nós ficamos muito animados quando passamos da primeira fase, acho que nosso projeto tem um escopo muito bom".

Agora a equipe está na fase de desenvolvimento do protótipo. Durante o mês de janeiro, eles acompanham palestras online com especialistas na área. Em fevereiro, participarão de uma semana presencial em São Paulo com maratonas de programação (hackatons), mentorias, palestras, oficinas, visitas técnicas e apresentação dos projetos.

Para os estudantes, a expectativa é positiva: "Estamos bem confiantes. Mesmo que nosso app não fique entre os melhores, é uma experiência única para encontrar desenvolvedores de todo o país, ver os mais diversos apps que serão apresentados e desenvolvidos e aproveitar para fazer muito networking", conta Nascimento.

O grupo vencedor de cada categoria receberá um prêmio em dinheiro e terá direito a uma viagem para o Vale do Silício, nos Estados Unidos.