Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Professor lança cordel para apresentar Sociedade Brasileira de Computação
conteúdo

Notícias

Professor lança cordel para apresentar Sociedade Brasileira de Computação

PUBLICAÇÃO

"Cordel da Esse-Bê-Cê" foi escrito e publicado pelo professor Guilherme Esmeraldo
última modificação: 22/08/2022 10h47
Foto: arquivo pessoal Exemplares estarão disponíveis na cordelteca do campus

Exemplares estarão disponíveis na cordelteca do campus

Você conhece a Sociedade Brasileira de Computação (SBC)?  Criada há mais de 40 anos, a SBC é uma sociedade científica sem fins lucrativos que reúne profissionais, estudantes, professores e pesquisadores das áreas de Computação e Informática em todo o Brasil. Foi com o objetivo de apresentar a sociedade e sua atuação que o professor Guilherme Esmeraldo publicou recentemente o "Cordel da Esse-Bê-Cê". Clique AQUI para conferir a publicação.

Professor da graduação em Sistemas de Informação do campus de Crato, Guilherme é também secretário adjunto da SBC no Ceará. A possibilidade de apresentar a instituição para quem ainda não a conhece foi o que o motivou a escrever o cordel: "A SBC atua em prol do desenvolvimento da formação, dos cursos, dos profissionais e da carreira nas diversas áreas da computação. Muitos estudantes e profissionais desconhecem a sua existência ou sua estrutura e ações que vem desenvolvendo. Um dos objetivos é fazer essa divulgação". 

Esse é o primeiro cordel escrito por Guilherme, mas ele conta que já havia se aventurado pelo mundo das poesias. A ideia é que as características típicas do gênero possam atrair os leitores: "A escolha do cordel se deu pelo mesmo trazer um linguagem simples, acessível e com um leve toque de humor, buscando assim cativar desde estudantes do ensino básico até profissionais mais qualificados. Outro ponto que me motivou foi agregar a nossa cultura nordestina a esse trabalho de divulgação", conta ele.

Em breve, o "Cordel da Esse-Bê-Cê" estará disponível também na cordelteca da biblioteca José do Vale Arraes Feitosa.

Alissa Carvalho - campus Crato