Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Parceria implantará sistema de reúso de água em comunidades do Crato
conteúdo

Notícias

Parceria implantará sistema de reúso de água em comunidades do Crato

EXTENSÃO

Produtores beneficiados conheceram sistema em funcionamento no campus
última modificação: 28/07/2023 11h28
Exibir carrossel de imagens Foto: Geo Brasil O servidor Orestes Brilhante recebeu homenagem

O servidor Orestes Brilhante recebeu homenagem

O campus de Crato do IFCE recebeu, nesta sexta-feira (28), produtores para conhecer uma tecnologia de reúso de águas negras que será implantada em comunidades rurais do município. O projeto "Promovendo o saneamento e o consumo responsável da água" é desenvolvido pela Associação Cristã de Base (ACB) em parceria com o IFCE.

Chamada de tanque de evapotranspiração, a tecnologia permite o tratamento de águas negras, provenientes do aparelho sanitário, através de plantas e de filtro biológico. Depois de tratada, a água é utilizada no cultivo de frutíferas e hortaliças. Segundo o professor Gauberto Barros, que faz parte da equipe do projeto, a ideia é que os produtores pudessem conhecer o funcionamento da tecnologia para replicá-la em casa.

A possibilidade de, com o manejo correto, reaproveitar a água na agricultura animou a produtora Maria Lúcia de Aquino: "Essa tecnologia vem beneficiar a comunidade e todas as famílias e é como um modelo para futuras construções de casas. O que a gente espera é que esse projeto seja visto e replicado", conta ela, que é do Sítio Engenho da Serra, no distrito de Santa Fé.

Homenagem
A tecnologia social foi aprovada pela ACB em edital de fomento do Banco do Nordeste e é inspirada em um sistema desenvolvido durante pesquisa de mestrado por Orestes Brilhante de Sousa, engenheiro civil do campus falecido em 2021, durante a pandemia de Covid-19. Durante a visita técnica dos produtores, ele foi homenageado.

"Através da pesquisa dele, a ACB escreveu um projeto, submeteu ao Banco do Nordeste e conseguiu a aprovação. Ele é o inspirador do projeto", conta o professor Gauberto Barros.

O projeto foi elaborado pela Associação Cristã de Base em parceria com uma equipe do IFCE inicialmente formada por Barros, Orestes e Joaquim Valdevino de Brito Neto. Hoje, a equipe conta ainda com o reforço do professor Manuel Navarro Vásquez e do técnico Germano Elias Gomes.