Notícias
Palma é tema de capacitação para agricultores e técnicos
EXTENSÃO
Uma parceria entre o campus de Crato do Instituto Federal do Ceará e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) promoveu, na última quarta-feira (2), uma capacitação sobre palma forrageira para agricultores familiares, produtores rurais e técnicos da secretaria. A formação, realizada na Fazenda Malhada, localidade do distrito de Ponta da Serra, no Crato, faz parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor José Lopes.
O docente explica que o objetivo do projeto é disseminar cultivares de palma forrageira resistentes a cochonilha do carmim, um inseto que ataca a palma gigante, a cultivar mais plantada no Nordeste. "No IFCE, nós cultivamos variedades que são resistentes a esse inseto e estamos, através de um projeto de extensão, capacitando os produtores para que eles propaguem esse material e plantem em suas propriedades, em substituição à palma gigante".
O projeto já realizou capacitações nos municípios de Crato e Farias Brito. Além de palestras sobre os avanços no cultivo e no uso da palma, os produtores aprendem a técnica de propagação da planta através do processo de fragmentação do cladódio. Cada município recebeu também uma unidade demonstrativa de produção de mudas, onde os produtores aprendem a construir um canteiro de palma, que pode ser replicado nas propriedades.
O gestor da SMDARH, Carlos Freires, explica que a palma pode atuar no desenvolvimento das comunidades rurais de diversas maneiras: "Bovinos, caprinos, ovinos e suínos se alimentam desta forrageira. A palma apresenta, ainda, alternativas econômicas, além da alimentação humana e dos animais, como a da produção de medicamentos, matéria-prima para cosméticos, cerca viva, paisagismo, conservação e recuperação de solos".
Com informações da SMDARH