Notícias
Palestra aborda internet das coisas e hardware livre
Quase todo mundo já deve ter percebido como a internet faz cada vez mais parte do nosso cotidiano e não está mais apenas nos computadores, tablets ou celulares. Itens que usamos diariamente, como eletrodomésticos e até roupas e sapatos agora podem se conectar à internet, aliando o mundo físico ao mundo digital. É disso que fala o conceito de internet das coisas (do inglês, internet of things), tema da oitava palestra do Café com Bytes, que será realizada no sábado, 01/07, a partir de 8h. As inscrições podem ser feitas pelo link e são gratuitas. A participação dá direito a certificado.
Organizado pelo curso de Sistemas de Informação, o evento da semana tem como palestrante convidado o cientista da computação Antonio Deusany de Carvalho Junior, que apresentará a área. O objetivo é abordar temas como tecnologias vestíveis, ciência de contexto e hardware livre, além dos desafios da área e as principais dificuldades para os que se interessam em trabalhar com o tema, que está em evidência. Dispositivos básicos utilizados para prototipagem e ensino de Internet das Coisas serão apresentados, dentre eles o Arduino, Raspberry Pi, BeagleBone, CubieBoard, e Intel Galileo. A palestra também deve debater as opções para integração destas tecnologias com a computação em nuvem.
O palestrante
Antonio Deusany de Carvalho Junior é músico e cientista da computação com experiência na área de Computação Musical e Computação Móvel durante doutorado, Processamento de Sinais durante mestrado, e Realidade Virtual e Computação Gráfica durante graduação. Atualmente é Pós-doutorando no projeto InterSCity.org na área de Internet das Coisas.
Café com Bytes
O Café com Bytes é um ciclo de palestras que tem como objetivo debater temas ligados às áreas de Sistemas de Informação e Informática, cursos oferecidos pelo campus. Com linguagem acessível ao público geral, o Café com Bytes debate temas como programação de computadores, redes de computadores, empreendedorismo, computador e sociedade (tecnologias de desenvolvimento sustentável), além de apresentar casos de sucesso da região. O objetivo também é proporcionar à comunidade da região do Cariri a ampliação do conhecimento na área.