Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Neurodesenvolvimento infantil é tema de evento

Neurodesenvolvimento infantil é tema de evento

Seminário e curso ocorreram de 29 de abril a 1º de maio
última modificação: 03/05/2017 12h43
Foto: Salviano Nobre Cerca de 70 pessoas participaram dos eventos.

Cerca de 70 pessoas participaram dos eventos.

O neurodesenvolvimento infantil foi tema de um seminário que reuniu estudantes, professores e pesquisadores das áreas de educação física e saúde no campus do IFCE em Juazeiro do Norte. O encontro contou com palestras e apresentações de trabalhos, além de um curso sobre avaliação do desenvolvimento infantil.

O evento foi uma iniciativa do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente, coordenado pelo professor de educação física Salviano Nobre, do campus de Crato, em parceria com a Liga de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri e com o curso de Educação Física do campus de Juazeiro do Norte.

Nobre explica que o objetivo era debater o neurodesenvolvimento de crianças de zero a dois anos, mas a integração dos profissionais também foi foco do encontro: "O evento também buscou estimular as pesquisas na área de neurodesenvolvimento e unir os cursos da área de saúde em torno do tema". Realizados de 29 de abril a 1º de maio, o seminário e o curso mostraram como identificar precocemente alterações e desvios no desenvolvimento normal das crianças e como os profissionais de saúde podem intervir nessas situações.

Jéssica é professora de educação física e participou dos eventos. Segundo ela, o seminário é uma iniciativa inovadora na região e traz uma nova possibilidade de atuação para os profissionais da área: "Antes de intervir, é muito importante saber esse diagnóstico e saber como intervir. Como eu posso, dentro da minha área de atuação, realizar essa intervenção".

Grupo de estudos

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Motor e Saúde da Criança e do Adolescente atua no campus de Crato e realiza pesquisas e ações de extensão direcionadas à saúde de crianças e adolescentes, além de colaborar na capacitação de estudantes de educação física da região para que trabalhem como professores.

Assunto(s): Saúde