Notícias
Implantado Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual no Crato
NUGEDS
Já está em funcionamento o Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual do campus de Crato do IFCE, o NUGEDS. A oficialização do núcleo, que já tem atividades em planejamento, foi realizada em agosto. Aberto à participação de docentes, estudantes, TAEs e comunidade externa, o Núcleo elegeu um grupo de servidoras que ficarão à frente das atividades.
Lorena Kelly é uma dessas servidoras que participarão ativamente da coordenação das atividades. Ela conta que a expectativa é que debates e ações de formação e conscientização sobre a temática se tornem mais constantes na instituição: "A implantação do NUGEDS no campus Crato vem ao encontro do que o IFCE se propõe a ser em termos de uma instituição educacional mais propositiva e mais inclusiva. Em nível local sabemos dos enormes desafios que encontraremos pela frente devido ao fato de o campus Crato ter raízes machistas muito profundas e entranhadas em sua cultura organizacional, mas estamos felizes com a criação do núcleo".
A servidora explica ainda que o núcleo deve elaborar em breve um plano de ações, previsto em regulamento: "Pretendemos dar sequência aos Encontros sobre Diversidade, promover rodas de conversa e oficinas com os/as estudantes, além de ofertar minicurso de formação voltado para os/as servidores/as e funcionários/as terceirizados/as a respeito dos temas gênero e sexualidade. A ideia dessa formação com o quadro de servidores/as é fazer com que nossos/as professores/as, técnicos/as e terceirizados/as saibam acolher e lidar com os diversos públicos que compõem a nossa instituição".
O Núcleo
O NUGEDS é um núcleo interdisciplinar, estruturado para estudar, planejar, apoiar e promover, nas áreas de assistência estudantil, ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento de ações educativas, culturais e políticas que objetivem a formação de uma consciência crítica, atualizada, inclusiva e mobilizadora em relação às temáticas de gênero e diversidade sexual. O núcleo teve seu regulamento aprovado pelo Conselho Superior do IFCE (CONSUP) em dezembro de 2022 e está em fase de implementação em todos os campi da instituição.
O núcleo conta com uma página que reúne documentos, informações, sugestões de leituras e links para vídeos, cartilhas, leis, além de endereços úteis de órgãos e instituições de proteção aos direitos das mulheres e LGBTQIA+.