Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Feira de peixes ornamentais movimenta Praça da Sé
conteúdo

Notícias

Feira de peixes ornamentais movimenta Praça da Sé

IFCE NA PRAÇA

Evento deve ser realizado mensalmente
última modificação: 11/03/2019 10h38
Exibir carrossel de imagens Foto: Alissa Carvalho Produtores fizeram um balanço positivo das vendas

Produtores fizeram um balanço positivo das vendas

A segunda edição da Feira de Peixes Ornamentais movimentou a Praça da Sé, no centro do Crato, e atraiu a atenção da população do Cariri. Oito produtores comercializaram peixes no evento, que contou também com doação de mudas do viveiro da Prefeitura, mostras de robótica e hidroponia e apresentação da banda da APAE. A feira é fruto de uma parceria entre o campus de Crato do IFCE e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos (SMDARH) do município.

Produtor de Caririaçu, cidade a cerca de 40 quilômetros do Crato, Jefferson Pereira levou trinta peixes ornamentais para a feira. Para ele, o evento é uma das ferramentas para incentivar a comercialização dos peixes no Cariri: "É uma oportunidade de integração, trocas de experiência e é muito bom para o negócio. Aqui os produtores podem conseguir novos clientes"

Interessadona temática, Paulo César Bezerra saiu de Juazeiro do Norte para prestigiar a feira no Crato. Ele conta que comprou aquário e peixes betta para a filha e a neta: "Eu fiquei com pena por não ter vindo para a primeira edição. É louvável que o Crato faça isso. Sempre que tiver, estarei aqui".

Os peixes para aquário têm valores diversos, a partir de dez reais. O custo de produção é baixo, mas a atividade é bastante rentável. "Nós precisamos incentivar isso na agricultura familiar, para que o homem e a mulher do campo melhorem a renda e, automaticamente, a qualidade de vida", explica o titular da SMDARH, Zilcélio Alves Ferreira. "Os produtores estão vendendo bem e o público está visitando, isso abre novos caminhos para as próximas edições".

Para o coordenador do projeto no IFCE, o professor Messias Alves, o balanço da ação é positivo: "Superou nossas expectativas mais uma vez. A gente percebe o grande público presente e o grande fluxo de vendas entre os produtores. Cada vez mais a gente percebe o crescimento e a procura por essa atividade aqui na região". O objetivo é que o evento seja realizado mensalmente. A feira de abril já está confirmada, mas ainda sem data certa.