Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes realizam inventário de plantas frutíferas do campus
conteúdo

Notícias

Estudantes realizam inventário de plantas frutíferas do campus

PESQUISA

Trabalho foi desenvolvido por turma do curso subsequente em Agropecuária
última modificação: 20/12/2022 12h02
Foto: arquivo pessoal Trabalho de coleta de dados durou 22 dias

Trabalho de coleta de dados durou 22 dias

Estudantes do curso técnico subsequente em Agropecuária realizaram, ao longo dos últimos dias, um inventário georreferenciado das plantas frutíferas do campus. A atividade foi desenvolvida na disciplina de fruticultura e orientada pelo professor Gauberto Barros.

A variedade de plantas frutíferas na instituição é grande: tem manga, caju, banana, acerola, pitanga, amora, jenipapo, entre muitas outras. Essa diversidade foi uma das grandes motivadoras do projeto, como conta Gauberto: "A ideia do inventário surgiu da necessidade de se conhecer o material genético das frutíferas em termos qualitativos, quantitativos e sua localização geográfica e também da necessidade de valorizar e reconhecer o trabalho de docentes, servidores e estudantes de ontem e de hoje na história do campus nessa área de estudo".

"A atividade tem como finalidade oportunizar aos discentes da disciplina de fruticultura o conhecimento prático da diversidade varietal das plantas e a sazonalidade de produção, estimar com dados sólidos o potencial produtivo de frutas, dar subsídios para aulas práticas de fruticultura e dar suporte de planejamento ao setor de agroindústria", explica ele. Gauberto conta ainda que, além de servir de base para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, o inventário deve facilitar o planejamento de tratos culturais nas plantas e contribuir com registro histórico e proteção do patrimônio ambiental da instituição.

A estudante Ana Carolina Pereira explica que foram cerca de vinte dias de trabalho, do registro de todas as plantas frutíferas até a alimentação da planilha de dados. Apesar dos desafios, como a dificuldade de acesso a algumas plantas, todo o esforço valeu a pena para ela: "Esse projeto é de grande importância, não só para nós alunos, mas também para o instituto, mostra a diversidade que há. Foi uma atividade bastante cansativa e desafiadora, mas com o trabalho em equipe deu certo. Certamente vai ser uma experiência que irei lembrar por muitos anos".

Agora, o inventário está na fase de organização dos dados, escrita e formatação do artigo. A previsão é de que um documento formalizado esteja disponível em fevereiro. Participaram do projeto os discentes Ana Carolina Pereira da Silva, Márcia Dantas de Magalhães, Adriana Gomes, Francisco Antônio Gomes, Kedna Tavares, Jocélio Pereira de Oliveira, Luzia Siebra, Bruno Santos, Jéssica Vieira e Alice Cruz.