Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Alunos participam de decisão sobre recursos da assistência estudantil
conteúdo

Notícias

Alunos participam de decisão sobre recursos da assistência estudantil

CAMPUS DE CRATO

Comissão debate o planejamento das ações
última modificação: 09/10/2017 08h09
Foto: Geo Brasil Assembleia com alunos da graduação em Zootecnia

Assembleia com alunos da graduação em Zootecnia

Os estudantes do campus de Crato ajudarão a decidir a aplicação de parte da verba da assistência estudantil para 2018, que será de cerca de R$1.500.000. Uma comissão com três servidores e sete estudantes organiza o processo para que os alunos possam decidir, em assembleia, como os recursos serão utilizados.

A verba da assistência ao educando é destinada à compra de materiais de consumo, como remédios e alimentos para o refeitório, serviços de transporte, bolsas de iniciação científica e auxílios estudantis. Em assembleia geral, os alunos vão deliberar especificamente sobre os auxílios, decidindo, por exemplo, quantas bolsas serão destinadas a cada um. O IFCE oferece para os alunos auxílios como moradia, transporte, óculos e discente pai/mãe, para estudantes que têm filhos pequenos.

Chefe do Departamento de Orçamento e Finanças, Antônio Tavares é um dos integrantes da comissão. Ele explica que o primeiro passo é informar os alunos sobre o orçamento: "Em assembleias com cada curso, nós estamos mostrando para os alunos qual é a situação hoje. Com base nos valores que temos, vamos decidir como serão gastos os recursos para 2018".

Após essa etapa, a comissão deve apresentar três propostas de aplicação dos recursos em uma assembleia geral. Para os estudantes, é fundamental participar desse processo de decisão. "A intenção é que, nessa assembleia, a gente reduza o teto dos auxílios [o valor máximo que é pago] e atinja um maior número de estudantes", explica Gilmar Amaro, um dos representantes estudantis na comissão.