Notícias
Estudantes e professores participam da Semana da África, na Unilab
CULTURA E CONHECIMENTO
Um grupo de 34 estudantes e professores dos campi de Crato e Juazeiro do Norte do IFCE participaram, entre 23 e 25 de maio, da quarta edição da Semana da África, evento realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), em Redenção.
Aluna do curso técnico integrado em Informática e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus de Crato, Kamila Rodrigues ficou encantada com o evento. Ela conta que participou de rodas de conversa, oficinas e de apresentações culturais. "Os africanos da Unilab nos ensinaram a dança, a música, a arte e o conhecimento que eles têm. Foi realmente incrível. Fui pra lá e me senti em casa".
Segundo o coordenador do Neabi do Crato, professor Luciano Carvalho, iniciativas de valorização da cultura negra e quilombola, como a Semana da África, também serão desenvolvidas no IFCE: "O Neabi tem essa preocupação de fazer o reconhecimento e a valorização dos saberes populares quilombolas. A gente quer trazer isso para discussão na sala de aula".
Ele explica ainda que o intercâmbio com a Unilab tem como objetivo fortalecer as ações já realizadas pelo instituto em parceria com outros órgãos, como o Congresso Artefatos da Cultura Negra e o encontro de NEABIs, que em 2018 ocorrerá em novembro, IFCE Juazeiro do Norte.
Com informações da Unilab e do IFCE Juazeiro do Norte