Notícias
Estudantes de Crato participam de projeto desenvolvido pelo Polo de Inovação do IFCE
PESQUISA E INOVAÇÃO
O projeto itSelf, desenvolvido pela parceria entre o campus Fortaleza do IFCE e o Polo de Inovação Emprabii do Instituto, acaba de ganhar novos parceiros: quatro estudantes da graduação em Sistemas de Informação do campus de Crato participam da iniciativa, que busca soluções computacionais para auxiliar a aprendizagem autônoma de estudantes utilizando técnicas de Inteligência Artificial.
Os estudantes Pedro Feitosa, Pedro Henrile, Alisson Romão e André Albuquerque e uma equipe de 12 integrantes, entre pesquisadores, bolsistas e engenheiros de computação ligados ao IFCE campus Fortaleza, trabalham sob supervisão dos professores Antônio de Barros Serra, Carlos Hairon Ribeiro Gonçalves e Robson Gonçalves Fechine Feitosa. Os alunos do campus Crato irão trabalhar por 12 meses no projeto com bolsa financiada pela Embrapii.
Alisson conta que atua no itSelf com foco em Linguística Computacional. Para ele, o projeto contribui para sua formação profissional: "A participação nesses tipos de projetos é muito interessante, pois eu consigo aprender coisas novas e atuais. Além de ser um grande ganho de conhecimento, é também um estímulo para sempre continuar estudando. E uma coisa que eu realmente gosto é de estudar".
"Essa parceira intercampi já era aguardada há um certo tempo, mas faltava uma linha de fomento adequada. É importantíssimo a troca de competências para o aprimoramento do P&D na nossa instituição e temos certeza de que esse é apenas o primeiro projeto de muitos outros, dada a nossa confiança na capacidade técnica de nossos novos parceiros do IFCE Crato." afirma o professor Carlos Hairon.
Inteligência Artificial na educação
Segundo o relatório Intelligence Unleashed, a utilização de recursos de inteligência artificial na Educação tem avançado rapidamente, e o projeto itSelf segue essa tendência. Para o projeto, a pergunta que permanece é se o computador será capaz de ensinar, de forma eficaz, superando a mera transferência de conhecimento por meio de leitura.