Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes criam startup de aluguel de livros
conteúdo

Notícias

Estudantes criam startup de aluguel de livros

EMPREENDEDORISMO

Projeto ainda está no início, mas o retorno já é positivo
última modificação: 29/03/2019 11h59
Foto: Geo Brasil Projeto deve avançar para o desenvolvimento de um app próprio

Projeto deve avançar para o desenvolvimento de um app próprio

Já se interessou por um livro, mas não teve dinheiro para comprá-lo? Sua estante está cheia de publicações que você já leu e agora estão paradas? Essas situações motivaram três estudantes do bacharelado em Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE a criarem uma startup que conecta leitores: quem precisa de um livro emprestado e quem tem esse livro para emprestar.

Com a AlluGo!, a ideia de Daislan Vieira, Juan Carlos e Saulo Joab é facilitar o aluguel de livros a preços acessíveis. Os valores variam entre 50 centavos e dois reais por dia de leitura e as entregas são feitas pela própria equipe do projeto, de bicicleta. Os usuários podem cadastrar os livros que possuem e solicitar o aluguel dos que desejam ler por meio de formulários online.

Em poucas semanas de projeto, já são mais de 160 livros cadastrados na startup. Por enquanto, a AlluGo! está apenas no instagram e a entrega é restrita à cidade do Crato, mas os planos são de expansão. "Já estamos passando para uma fase mais avançada, desenvolvendo o aplicativo. Depois, queremos expandir para outras cidades, como Juazeiro do Norte e Barbalha, e quem sabe outros estados ou cidades maiores. As expectativas que a gente tem estão bem altas", conta Saulo Joab.

Segundo ele, incentivar a leitura é um dos grandes objetivos do projeto: "A gente acredita que, se promover a questão da leitura, trazendo livros para as pessoas de uma forma mais barata, vai contribuir muito para o desenvolvimento tanto na região quanto da nossa sociedade em geral. O empreendedorismo é algo que viabiliza tal objetivo".

Essa não é a primeira startup criada pelos estudantes, que também já fizeram parte da equipe do Ébusca, uma plataforma cujo objetivo é facilitar a busca por assistência técnica de equipamentos eletrônicos. Com Rodrigo Ferreira e João Alves, também alunos da graduação em Sistemas de Informação, a equipe foi finalista do "Corredores Digitais", programa do Governo do Estado para incentivar o empreendedorismo entre os jovens.

Confira a página do AlluGo!