Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudantes aprovam artigos em congressos
conteúdo

Notícias

Estudantes aprovam artigos em congressos

PESQUISA E INOVAÇÃO

Apresentações nos eventos serão online
última modificação: 19/08/2020 15h11
Exibir carrossel de imagens Foto: arquivo pessoal Alunos da disciplina foram incentivados a submeter artigos

Alunos da disciplina foram incentivados a submeter artigos

Estudantes da graduação em Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE tiveram artigos aprovados em congressos da área. De 10 a 12 de setembro, a VIII Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí (ERCEMAPI 2020) será realizada em formato de conferência virtual, com a apresentação de dois artigos produzidos por dez estudantes da disciplina Engenharia de Software II, ministrada pela professora Andressa Bezerra.

Foram aprovados os trabalhos:

"Uma Proposta de um Método para a Personalização de Instrumentos Avaliativos em cursos de Tecnologia", dos autores Andressa Bezerra, José Matheus Barbosa, Anna Luiza Pinto, Jesrel Martins e Robson Lemos.

"SEnsES: Uma Ferramenta de Suporte a Personalização do Ensino de Engenharia de Software", dos autores Andressa Bezerra, Rennan Telles, Bárbara da Silva, David Khely, João Júnior, Monick Macena e Pedro Dias.

Para Andressa, as aprovações são um resultado gratificante para o trabalho desenvolvido em conjunto: "Ver nossos alunos avançando cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento é prova de como temos grandes potenciais em nosso campus".

O estudante Lucas Fontes, também da graduação em Sistemas de Informação, aprovou artigo no V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e), que será realizado de 25 a 28 de agosto. O artigo "VArduino: um componente virtual do Arduíno UNO como dispositivo periférico do simulador CompSim" faz parte das pesquisas para seu trabalho de conclusão de curso.

"Esse projeto vem como uma interface plugável para o simulador CompSim, que já vem sendo utilizado para o apoio ao processo de aprendizado nas disciplinas de Arquitetura e Organização de Computadores, no curso de Sistemas. O principal objetivo do projeto é suprir a ausência do hardware físico nos laboratórios, e considerando esse atual momento de pandemia, onde as aulas estão sendo remotas, possibilitar que os estudantes possam realizar projetos de sistemas digitais sem a necessidade do arduino UNO físico", explica Lucas.

O projeto CompSim, do qual o estudante faz parte, é desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos (LEDS) do campus e orientado pelo professor Guilherme Esmeraldo, que destacou o mérito da pesquisa: "O TCC ainda não foi apresentado, porém só em ter sido aprovado para apresentação em um grande evento, ou seja, ter passado pela avaliação de especialistas na linha de pesquisa, já mostra o potencial e a qualidade do trabalho".

Também faz parte da equipe do CompSim o estudante Samuel Mendes. O projeto é desenvolvido em parceria com o Laboratório de Estudos Avançados do campus de Aracaju do Instituto Federal de Sergipe.