Você está aqui: Página Inicial > Crato > Notícias > Estudante é finalista do Prêmio Anas para mulheres pesquisadoras
conteúdo

Notícias

Estudante é finalista do Prêmio Anas para mulheres pesquisadoras

Docentes e estudantes receberão premiação de honra ao mérito científica
última modificação: 26/09/2024 11h31
Foto: Alissa Carvalho Premiação destaca a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas científicas dentro da instituição

Premiação destaca a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas científicas dentro da instituição

A estudante Jane Kelly Nunes Sousa, da graduação em Zootecnia do campus Crato do IFCE, é uma das indicadas ao Prêmio Anas - Mulher & Ciência, premiação institucional que busca destacar a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas científicas. Ela é uma das finalistas na categoria Biológicas e Saúde. A definição da vencedora será por meio de votação online, com data ainda a ser definida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPI).

Além de Jane Kelly, outras seis estudantes da graduação em Zootecnia serão homenageadas com certificado de honra ao mérito científico na mesma categoria. São elas: Edwigens Bezerra da Silva, Emilly Gabriele Correia Bezerra Brito, Juliana Teixeira Soares, Luana Silva Regis, Talita do Carmo Silva e Vitória Martins de Souza. Três docentes da instituição também receberão o certificado: as professoras Gabriela Lima, Angélica Luna e Giselle Cruz.

Todas as estudantes contempladas fazem parte do Laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal, coordenado pela professora Gabriela Lima. A turma de pesquisadoras desenvolve pesquisas relacionadas à criopreservacão de gametas com o uso de agentes bioativos naturais. "Para mim, como professora, pesquisadora e orientadora, é uma imensa satisfação e orgulho ver este resultado, pois nos dá a sensação de que estamos no caminho certo. Mostra o papel da pesquisa científica como ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, no fortalecimento do senso crítico e social e um caminho a mais para a visibilidade do protagonismo feminino", afirma ela. 

 

Jane conta que há um ano e meio faz parte das atividades do laboratório de Biotecnologia da Reprodução Animal. Segundo ela, que participa de todas as pesquisas desenvolvidas por lá, essa atuação faz a diferença na formação acadêmica e profissional: "O laboratório está contribuindo muito para a minha formação, participar das pesquisas está enriquecendo meu conhecimento e sinto que evolui mais".

Saiba mais sobre o Prêmio Anas - Mulher & Ciência clicando AQUI